Os trabalhos para retirar uma rocha de 370 m³, tamanho equivalente a cinco contêineres, chamam a atenção no Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. A obra iniciada na semana passada vai ocorrer sem o uso de explosivos, com um custo de R$ 12 milhões.
A enorme rocha está posicionada entre os berços 101 e 102, locais onde os navios atracam. A 10,5 metros de profundidade, ela prejudica as embarcações, que precisam fazer uma manobra extra para evitar a colisão, acarrecatando em custos extras.
Com a remoção da rocha, o objetivo é alcançar a profundidade de 14 metros e evitar essas manobras. O trabalho está sendo executado pela empresa Náutica Marítima Serviços sem o uso de explosivos.
Na prática, a derrocagem, como é chamada a retirada da rocha, é realizada usando martelos de fundo e rompedores hidráulicos, que fragmentam a rocha, enquanto uma escavadeira hidráulica vai remover o material.
As perfurações na rocha ocorrem até o final de janeiro e, depois, a obra será paralisada para escoar a safra de soja. Após o escoamento, provavelmente até outubro, a obra será retomada.