• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

IPVA 2025: governo de AL publica tabela de valores-base para veículos; veja preços


Cálculo do IPVA é feito com base no valor venal do automóvel multiplicado pela alíquota estadual. Esse ano, os motoristas terão desconto de 5% para o pagamento do imposto em cota única. IPVA 2025 terá desconto de 5% em cota única
Denis Marlon
O Governo de Alagoas publicou a tabela de valores venais dos veículos que servirão de base para o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025 no estado. Ou seja, quando você paga o IPVA, as porcentagens incidem justamente sobre esse valor.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
A tabela com os preços médio de mercado foi publicada no Diário Oficial do Estado e pode ser encontrada entre as páginas 173 e 681. Nela, é possível consultar o valor venal do automóvel em 2025.
O cálculo do IPVA é feito com base no valor venal (preço médio de venda) do veículo multiplicado pela alíquota estadual, que ainda não foi divulgada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento de Alagoas (Sefaz).
Os valores são baseados em pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Carros elétricos e novos, no ano da aquisição, também são isentos do imposto.
Nos últimos anos, as alíquotas para veículos particulares novos e usados em Alagoas permaneceram as mesmas, com percentuais variando entre 2% e 3,5% de acordo com o tipo de veículo.
No dia 20 de dezembro, o governo divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2025. O imposto poderá ser pago em parcela única ou dividido em 6 vezes. Quem optar pela cota única tem até 31 de janeiro para ganhar 5% de desconto.
O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos governos estaduais. Circular sem esse documento atualizado é considerado infração gravíssima, resultando em 7 pontos na carteira de habilitação, multa e até mesmo a apreensão do veículo.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.