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Santa Catarina tem 11 pontes em rodovias federais em condições ruim ou crítica

Santa Catarina tem 11 pontes em rodovias federais com classificação ruim ou crítica em cinco diferentes BRs. A pior situação é a da BR-280 (cinco pontes), seguida pela BR-470 (três pontes). Já a BR-101, a BR-158 e a BR-477 têm uma ponte cada com notas 1 ou 2. A informação é do Dnit/SC (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o Grupo ND visa trazer para Santa Catarina o debate sobre a situação dessas estruturas no Estado.

Dados sobre a situação das pontes em rodovias federais em SC preocupam - Foto: ACIJS/Reprodução/ND

Dados sobre a situação das pontes em rodovias federais em SC preocupam – Foto: ACIJS/Reprodução/ND

O debate é fundamental para evitar tragédias como a da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão e Tocantins, que desabou no domingo (22), matando nove pessoas e, até o momento, deixando oito desaparecidos. O Dnit classifica as pontes em cinco categorias, sendo 1 (crítico), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom) e 5 (ótimo).

O departamento não informou a localização exata das pontes em rodovias federais de Santa Catarina. No campo das soluções, salientou que, em 2010, implantou o Proarte (Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas) e, de acordo com o sistema, dessas estruturas com notas 1 e 2 nas rodovias federais sob administração do Dnit, em Santa Catarina, seis estão indicadas para receber serviços, uma está selecionada e outra com reabilitação contratada. As três pontes restantes estão com status para reabilitação prevista.

O departamento também explicou que, atualmente, as OAE (Obras de Arte Especiais) estão classificadas com notas de 1 a 5, com base em inspeções realizadas pela autarquia e a classificação se baseia em normativo técnico do Dnit.

“Tal normativo tem como um de seus objetivos o de classificar as OAEs com relação às necessidades de ações preventivas e corretivas levantadas em inspeções, auxiliando na tomada de decisão da autarquia e priorizando os investimentos”, declarou o órgão em nota. No texto, o Dnit também declara que a classificação não é indicador para interditar ou não uma estrutura.

Localização das pontes ruins ou críticas de SC em rodovias federais:

  • BR-280/SC: cinco pontes
  • BR-470/SC: três pontes
  • BR-101/SC: uma ponte
  • BR-158/SC: uma ponte
  • BR-477/SC: uma ponte
BR-208 em SC é a 'campeã' em pontes precárias no estado - Foto: DNIT/Divulgação/ND

BR-208 em SC é a ‘campeã’ em pontes precárias no estado – Foto: DNIT/Divulgação/ND

No país, 727 pontes em rodovias federais estão em condições precárias

Em todo o país, o Dnit possui 6.224 OAEs e todas são monitoradas pelo SGO (Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais). As informações dessas estruturas contidas no SGO estão alicerçadas nas inspeções técnicas criadas com base na norma Dnit 10/2004 PRO. A ponte que desabou no Norte do país estava na categoria 2, que indica estruturas em condição ruim.

Conforme levantamento da Folha de S. Paulo, o Brasil tem 727 pontes classificadas como críticas ou ruins, com 130 delas na pior condição possível. A pesquisa também identificou 1.538 pontes na categoria regular e 2.220 em bom estado, e apenas 67 na categoria ótima. Além disso, 1.275 pontes têm situação não definida. Os Estados com maior número de pontes em condições críticas ou ruins são Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Pará.

Tragédias em pontes em rodovias federais, como a que ocorreu entre o Tocantins e o Maranhão, precisam ser evitadas - Foto: Prefeitura de Estreito/Agência Brasil/ND

Tragédias em pontes em rodovias federais, como a que ocorreu entre o Tocantins e o Maranhão, precisam ser evitadas – Foto: Prefeitura de Estreito/Agência Brasil/ND

Programas de investimento em rodovias estaduais

A reportagem também procurou o governo do Estado para entender a situação das pontes em rodovias estaduais. Em nota, a assessoria informou que, quando assumiu, a atual gestão fez um mapeamento das condições de todas as rodovias estaduais para identificar os pontos críticos pela visível falta de manutenção. De janeiro de 2023 até o momento, foram dois os principais esforços, os programas Recupera SC e Estrada Boa.

No Recupera SC, a Secretaria de Infraestrutura recuperou pontos destruídos ou danificados pelas chuvas de outubro e novembro de 2023, garantindo a volta do tráfego de veículos em vários locais. Já o Estrada Boa, que está investindo R$ 3,5 bilhões nas rodovias catarinenses, envolve as pontes que passam por essas rodovias.

“Com o Programa Estrada Boa, 50% das SCs foram consideradas, em julho deste ano, ótimas e boas para uso, um aumento de 85% – ou 23 pontos percentuais -, quando comparado a agosto de 2023, em que apenas 27% foram avaliadas positivamente”, destacou o governo em nota.

Ainda conforme o governo, há um esforço importante que envolve pontes. “A gestão estadual recomendou a interdição da ponte entre Itapema e Porto Belo em 2023, por meio da Defesa Civil. Foi instalada, no local, uma ponte móvel do Exército para permitir a passagem de veículos até que seja concluída a construção da ponte definitiva. Isso foi feito porque a estrutura antiga apresentava riscos, o que pode ter evitado uma tragédia no local.”

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