Itapema é uma cidade de quase 76 mil habitantes, charmosa e moderna, localizada no litoral Centro-Norte e uma das mais visitadas de Santa Catarina. Está a apenas 15 quilômetros de Balneário Camboriú e a cerca de 30 quilômetros do Aeroporto Internacional de Navegantes, o segundo maior do Estado.
Integrante da região turística Costa Verde & Mar, você vai ver que o roteiro do que fazer em Itapema envolve muita praia (de águas cor verde esmeralda) e natureza, sem deixar de lado a gastronomia litorânea e a estrutura comercial (completa) da cidade.
Confira o que fazer em Itapema em dois dias e prepare as malas!
Dia 1: o que fazer em Itapema
O roteiro do primeiro dia concentra as duas principais praias do município: a Praia Central e a Meia Praia. Bastante urbanizadas, no entorno delas há uma ampla rede de comércios, hospedagens, bares e restaurantes, além de estruturas charmosas para conhecer e registrar.
O roteiro
1. O roteiro do dia inicia na Praia do Canto, cujo acesso é pela Avenida João Francisco Pio, na altura do KM 145 da BR-101 (vindo do Norte) ou KM 147 (vindo do Sul).
Trata-se de um balneário de águas calmas – mas que requer a conferência da balneabilidade (que varia conforme o período do ano e condições climáticas) – e um reduto tradicional de pescadores.
Por ali vale parar para apreciar a vista, o que inclui assistir aos trabalhadores do mar fazendo o tradicional arrastão. Conheça também o píer de observação, a estátua “O Pescador” e um dos vários balanços gigantes espalhados por Itapema.
É também da Praia do Canto que saem os passeios piratas que navegam até a vizinha Porto Belo, mediante agendamento e com o mínimo de 30 tripulantes.
2. O percurso segue em direção à Ponte do Suspiro, próxima parada. A estrutura em pedra e inspirada em pontes de Veneza, cruza o Rio Vale Verde e liga a Praia do Canto à Praia Central.
A travessia só pode ser feita de bicicleta ou a pé. O trajeto da Praia do Canto até ela tem cerca de um quilômetro e pode ser feito a pé, pela areia, ou de carro. Neste caso, o veículo pode ficar estacionado na Rua 123 ou na Rua 129 E1.
3. Passando a ponte, você estará na Praia do Centro de Itapema, com cerca de 1,5 quilômetro de orla asfaltada e com ciclovia. Uma opção é ficar por ali, curtindo o mar de águas calmas e a areia larga, caminhando ou andando de bicicleta. A outra opção é continuar o roteiro do que fazer em Itapema até chegar à Meia Praia, a mais movimentada da cidade.
4. Não há qualquer divisão geográfica entre a Praia do Centro e a Meia-Praia. Por isso, é possível atravessá-las a pé pela areia, por um deck suspenso (que facilita muito a vida de pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade) ou então de carro pela Avenida Nereu Ramos, às margens da BR-101.
São 4,5 quilômetros de extensão de praia até a divisa com Perequê, da vizinha Porto Belo. De mar calmo, a Meia-Praia é a mais bem estruturada de Itapema.
Conta com uma orla toda calçada, com ciclovia (aliás, há muitas opções de aluguel de bicicletas por lá), banheiros, chuveiros, bancos, árvores e muito, mas muito comércio ao redor.
Ao escolher um lugar na areia ou optar por caminhar por sua extensão, é possível desfrutar um dia inteiro por lá.
5. Nossa indicação é que aproveite a Meia Praia pelo restante do dia. Isso inclui almoçar em um dos inúmeros restaurantes, bares e lanchonetes à beira-mar.
O final da tarde pode ser destinado a conhecer o comércio local, incluindo shoppings (com bons preços e portas de entrada direto da praia), ao longo de toda a Avenida Nereu Ramos. O happy hour ou o jantar também pode ser feito com tranquilidade por ali mesmo.
Dia 2: o que fazer em Itapema
O segundo dia em Itapema é destinado a conhecer o “lado B” da cidade, visitando praias agrestes, onde tem paisagem natural, pouca movimentação humana e os acessos apenas por trilhas (curtas) contrastam com a efervescência das praias centrais e seu aglomero de altos prédios.
Independentemente da temperatura do dia (boa ou não para curtir o mar), o passeio é garantido pela caminhada em meio à natureza e a beleza das paisagens.
Tênis no pé, garrafa de água e pequenos lanches na mochila e descubra então o que fazer em Itapema no dia dois.
O roteiro
1. O Mirante do Encanto é a primeira atração turística do dia. Localizado na Praia do Canto, a cerca de dois quilômetros do Centro e com acesso pela Rua 109.
A estrutura moderna tem 26 metros de altura e está instalada no Morro do Cabeço, de onde se tem uma vista panorâmica de toda Itapema e também de Porto Belo. A subida é gratuita e pode ser feita por elevador ou escada, das 8h às 18h diariamente. O ponto turístico conta com estacionamento.
2. A menos de 600 metros do mirante fica o início das trilhas que levam às agrestes praias do Cabeço, Grossa e do Plaza. Caso esteja de carro, pode deixá-lo no estacionamento do mirante ou no portal de acesso às trilhas. Dali em diante, o caminho é todo a pé.
3. O trajeto inicia dentro de uma propriedade particular, por uma estrada asfaltada, ampla e cercada de vegetação. São cerca de 500 metros até chegar à pequena Praia do Cabeço. À medida que ela se aproxima, a estrada passa a ser de chão batido, mas tranquila de ser percorrida.
Uma placa indicativa e uma pequena escada de madeira conduz o visitante até as pedras que cercam o mar. A praia tem uma estreita faixa de areia cheia de cascalhos e cercada por rochas e pela vegetação.
O local não é propício para banho, devido à força das águas batendo nas rochas. Entretanto, tem um visual incrível e é uma parada contemplativa que vale a pena.
4. De volta à trilha principal, o caminho segue até a Praia Grossa, por cerca de 700 metros em uma estrada de chão batido cercada pela vegetação e por terrenos gramados.
A praia é linda. A areia clara faz a divisão entre a vegetação e o mar, que é bastante agitado. Por ser uma praia de tombo, a profundidade das águas aumenta repentinamente, além do repuxo, o que a torna perigosa para banho.
5. A trilha que segue até a Praia do Plaza tem cerca de 600 metros de extensão, é mais estreita e com bastante pedras pelo caminho. Alguns trechos um pouco mais íngremes dispõe de cordas para ajudar na subida. Em meio à Mata Atlântica, há alguns mirantes com vista para o mar e para a Ilha do Pirata.
Sem muita demora, chega-se à praia de águas transparentes e calma como uma piscina, especialmente próximo ao canto norte, onde há restaurantes e o caminho gramado para a chamada Ilha do Pirata, que é na verdade uma península com terreno gramado, cercado pelo mar e uma vista deslumbrante. Em torno da praia há um resort de luxo, cujo nome foi atribuído também à praia.
6. Retorne pelas trilhas e entre 30 e 45 minutos estará de volta ao portal de acesso às praias agrestes. A próxima parada do roteiro do que fazer em Itapema é a Praia da Ilhota, onde há uma vista gastronômica com vista para o mar. O caminho até lá é pela BR-101 em menos de dez minutos.
Ao longo da pequena Rua Mil, há diferentes opções de restaurantes, especialmente de frutos do mar, e com vista para o oceano. Aproveite com tranquilidade o almoço e também a charmosa praia para se despedir de Itapema.