Relatório conclui que faltou apuração da inteligência antes da invasão, ocorrida em 6 de janeiro de 2021 Departamento de Justiça dos EUA relata erros do FBI no 6/1
Um relatório divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos apontou erros do FBI na invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro de 2021. Veja no vídeo acima.
Os investigadores não encontraram evidências de que funcionários disfarçados do FBI agiram dentro do Congresso para facilitar a razão de invasores, afastando teorias da conspiração disseminadas sobretudo por integrantes da extrema direita americana, de que a invasão foi algo planejado e instigado pelo próprio governo americano e liderado pelo FBI.
No entanto, o relatório concluiu que o FBI falhou ao não tomar cuidados básicos nas vésperas daquele dia para detectar a iminência do ataque e agir para evitá-lo. Os investigadores alegam que mais de 20 informantes do FBI em Washington naquela semana e nenhum deles foi designado pelo FBI para ficar no meio da multidão. Segundo a investigação, os agentes fizeram isso por iniciativa própria.
Em resposta, o FBI disse que vai usar as conclusões do relatório para melhorar a preparação de eventos futuros que possam virar uma ameaça à segurança doméstica.
Departamento de Justiça dos EUA relata erros do FBI no 6/1
Reprodução/GloboNews
Donald Trump falou para a revista “Time” sobre perdoar os acusados dos atos violentos de 6 de janeiro de 2021. A promessa revelada nesta quinta-feira (12)
LEIA TAMBÉM:
Trump diz que perdoará ‘na primeira hora’ acusados de invasão ao Capitólio
Trump é eleito pessoa de 2024 pela revista Time