O movimento do governador Jorginho Mello (PL) de aumentar a participação do MDB no governo de Santa Catarina foi a parte mais visível da dobradinha cada vez mais consolidada entre as duas siglas. No entanto, os resultados das eleições municipais, com base em levantamento do ND Mais, mostram que a proximidade já vinha sendo construída na composição das chapas.
A dobradinha MDB/PL foi a que mais conquistou prefeituras: 31 das 295, sendo 18 com o PL na cabeça de chapa e o MDB de vice e 13 com a composição invertida. Entre as chapas derrotadas, outras 30 também eram formadas pelos dois partidos: 18 com um candidato do PL a prefeito e um do MDB a vice, mais 12 com o MDB na cabeça de chapa.
Dobradinhas tiveram até adversários históricos
Depois da dobradinha MDB/PL, a combinação mais vitoriosa de outubro foi PL e PP, com 28 vitórias – 16 com o Partido Liberal na cabeça de chapa e 12 com os progressistas no comando.
PL e PSD conquistaram 22 municípios: 14 prefeitos do PL, com vice do PSD, e oito com o PSD na cabeça.
Um aspecto curioso nesta lista são as dobradinhas entre PP e MDB, historicamente os maiores adversários em Santa Catarina. Foram nove com o MDB no comando e seis com o PP na cabeça.
Em 64 municípios, vitoriosos disputaram com chapa pura
No sentido contrário, houve 64 vitórias de partidos com chapa pura, ou seja, prefeito e vice do mesmo partido. O PL foi o que mais venceu assim: 19 das 90 prefeituras conquistadas. O MDB vem em seguida, com 18 chapas puras entre as 70 vitórias. Fechando o pódio, o PSD, com nove dos 41 triunfos.
- PL: 19
- MDB: 18
- PSD: 9
- PP: 8
- PSDB: 3
- União: 3
- PT: 2
- Novo: 1
- Podemos: 1
MDB e PL lideram a lista de vice-prefeitos eleitos
Assim como na lista de prefeitos, também MDB e PL encabeçam a lista de vices, mas com as posições invertidas. São 59 do MDB e 55 do PL, seguidos do PSD (47) e do PP (45). Juntas, as quatro siglas fizeram praticamente 70% dos vice-prefeitos eleitos em outubro. Os 295 eleitos estão distribuídos em 14 siglas.
- MDB: 59
- PL: 55
- PSD: 47
- PP: 45
- PSDB: 26
- União: 26
- Podemos: 15
- PT: 9
- Republicanos: 6
- Novo: 2
- PSB: 2
- Cidadania: 1
- PDT: 1
- PRTB: 1
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral