• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Covid-19: com taxa de transmissão em 1,21 no DF, Saúde reforça importância da vacinação


Índice acima de 1 revela aumento do contágio. Por outro lado, letalidade e internações de casos graves estão baixos. Rio das Ostras retoma vacinação contra Covid-19 após o Carnaval
Celso Ávila/Prefeitura de Rio das Ostras
A taxa de transmissão da Covid-19 está em 1,21 no Distrito Federal, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde (SSP) , publicado na terça-feira (11). O número quer dizer que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 121, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quando a taxa está acima de 1, significa aumento do contágio do vírus. Na semana anterior, o índice estava em 0,99.
Apesar da alta na transmissão, a secretaria explica que a letalidade e as internações de casos graves diminuíram em Brasília, se comparado com o período mais crítico da doença. De acordo com o diretor Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano do Anjos, de janeiro até esta sexta-feira (14), o DF registrou duas mortes por Covid — as vítimas eram duas mulheres idosas com comorbidades — e 440 hospitalizações, sobretudo de pessoas com algum tipo de doença associada.
O especialista atribui o cenário estável à vacinação.
“A ocorrência de gravidade diminuiu muito. Mas, não dá para baixar a guarda, porque o vírus continua circulando”, diz Fabiano.
O especialista explica que se vacinar e manter o esquema vacinal completo contra a Covid é indispensável, principalmente, porque o tempo de imunidade vai caindo com o tempo.
“Naturalmente, quem tomou [a vacina] há mais tempo e não completou o esquema vacinal, tem maior probabilidade ter ter a doença e ela se agravar”, diz o médico.
LEIA TAMBÉM:
ORIGEM DA COVID: cientistas chineses publicam dados inéditos
IMUNIZAÇÃO: OMS atualiza recomendações sobre a vacinação contra Covid; reforço deve ser dado até um ano após última dose
Covid no DF
A ômicron foi a última linhagem do coronavírus a ser classificada como uma ‘variante de preocupação’
Getty Images via BBC
Segundo o último boletim Covid, que agora é publicado semanalmente, na semana entre o dia 4 e 11 de abril , o DF registrou 943 casos a mais em relação a semana anterior. Um média de 130 a 150 diagnósticos positivos por dia.
Desde o início da pandemia, 902.046 pessoas foram infectadas e 11.854 perderam a vida em Brasília. Entre os mortos, 10,8 mil moravam na capital federal e 1.032 vieram de outros estados.
Veja abaixo os números de casos por região, registrados pela Secretaria de Saúde do DF na última semana:
Números da Covid-19 por região do DF
Divulgação/SES-DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.