• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Estudantes do AP têm até sexta-feira (5) para se inscreverem no programa Jovem Senador


Aluno com a melhor redação é selecionado para uma visita ao Senado Federal, em Brasília. Em 2022, Quéren Lima representou o Amapá no projeto
Ascom Seed
Estudantes do Amapá têm até esta sexta-feira (5) para se inscreverem na edição 2023 do Programa Jovem Senador. A iniciativa oportuniza a alunos de escolas públicas a experiência de uma semana inteira no Senado Federal, em Brasília.
Inscreva-se
O programa é destinado a estudantes do ensino médio de todo o país e vai selecionar 27 jovens, sendo um representante de cada estado, para conhecer e vivenciar o trabalho dos parlamentares brasileiros no Congresso.
Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar uma escola pública da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para estar presente na Semana de Vivência Legislativa, de 21 a 25 de agosto, em Brasília.
Na visita ao Senado, os estudantes podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos.
Programa Jovem Senador segue com inscrições abertas até dia 18
Foto: Divulgação
Os alunos interessados passam por duas etapas de seleção, sendo uma estadual e outra realizada pelo Senado. Este ano, elas vão ser realizadas nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente. A seleção é feita por meio de um concurso de redação que, em 2023, terá como tema “A saúde mental nas escolas públicas”.
Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação. Em seguida, a secretaria de Educação de cada estado define as três melhores, mas sem promover nenhuma classificação. É quando o Senado seleciona o melhor texto de cada unidade federativa, além do Distrito Federal. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o DF.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.