Programas de cooperativa de crédito aproxima cooperado e o faz ter participação ativa
As negociações e a tomada de decisão nos ambientes corporativos têm levado em conta a importância das questões ambientais, sociais e de governança como critérios tão essenciais como o bom atendimento e o relacionamento com consumidores cada vez mais exigentes.
Com os serviços cada vez mais digitalizados e pouco tempo disponível, as pessoas tendem a desejar mais convivência, controle do tempo, liberdade de ação e experiência. Este último é uma realidade que já acontece no Sicoob, por exemplo.
Na cooperativa, o foco é corresponder às expectativas do cooperados e, por isso, existem programas de relacionamento que estão totalmente alinhados aos princípios ESG e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Sicoob parte do pressuposto de que sem o desenvolvimento dos cooperados e do território onde está inserido, a cooperativa deixa de concretizar a missão de “promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação”.
Por isso, desenvolve programas com foco na organização do quadro social e na promoção do desenvolvimento e engajamento dos cooperados na gestão do empreendimento cooperativo. Os programas voltados aos cooperados tem como direcionadores cinco ODS: Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Trabalho digno e crescimento econômico; Cidades e comunidade sustentáveis e Parcerias e meios de implementação.
São programas voltados para ações de sensibilização da comunidade sobre a cooperativa e programas do Instituto Sicoob, ações de acolhimento dos novos associados, ações de boas-vindas, difusão dos princípios do cooperativismo e compreensão da importância de permanecer ativo na cooperativa para o crescimento da organização, até chegar à fase do seu envolvimento com os eventos e atividades cooperativistas, compreendendo o sentimento de pertencimento.
Depois que passa por esse processo de fidelização, o cooperado tem a oportunidade de se desenvolver dentro do ambiente de governança da cooperativa. Além da formação de lideranças comunitárias e cooperativistas, a proposta dessas iniciativas é também qualificar o processo sucessório, um dos grandes pilares para a sustentação do empreendimento cooperativo. Isso é feito através da atuação dos COEs (Conselhos de Orientação Estratégica), Comitê Mulher e Jovem, Delegados, Conselheiros de Administração e Fiscal, por exemplo.
Visando garantir um padrão de atendimento de excelência em suas agências, escritórios de negócios e demais unidades, o Sicoob tem ainda um programa que traz como referência três padrões de atendimento: clareza, eficiência e relacionamento. A partir desses padrões, busca preparar suas equipes e oferecer uma experiência única, diferenciada, e que mantenha a essência, o DNA e a identidade do sistema na maneira de se relacionar e entregar soluções ao cooperado.
Por fim, para se manter cada vez mais próximo de quem faz parte da cooperativa, o Sicoob também promove uma série de eventos online, que contribuem com o desenvolvimento das pessoas e comunidades por meio educação, formação e informação.
Quer conhecer mais sobre como é esse relacionamento próximo, personalizado e humanizado que só uma instituição financeira como o Sicoob pode te oferecer? Procure a agência mais próxima ou acesse www.sicoob.com.br e saiba mais.