• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Escolas de Piracicaba e Limeira têm muros e alambrados quebrados e mato alto; pais de alunos relatam invasões e insegurança


Em uma das unidades, quadra de esportes deixou de ser utilizada pela falta de um muro. Pais denunciam situação precária de muros de escolas públicas de Piracicaba e Limeira
Escolas de Piracicaba (SP) e Limeira (SP) apresentam danos em muros e alambrados e mato alto. Pais de alunos relatam casos de invasões de pessoas devido ao acesso facilitado e demonstram insegurança com a situação.
Na Escola Estadual Wilsa Aparecida Gomes Vasconcellos, em Piracicaba, uma parte do muro caiu no ano passado e segue sem reparos.
“Tá um abandono total aqui na escola, então alguém precisa fazer alguma coisa. O muro, o matagal que tá aqui. Na verdade, não tem segurança”, lamenta a auxiliar de limpeza Eliene Pereira.
“Eles têm que dar um cuidado pra isso aqui e não deixar no abandono que tá. Tá tudo abandonado. Junta bicho. É perigoso até cobra picar alguma criança”, afirma o aposentado Pedro Silva.
Na Escola Estadual Hélio Penteado, parte do muro caiu desde janeiro e telhas e telas foram improvisados para evitar que o acesso à escola fique livre.
“Até agora, obra nada. E agora, por conta da escola, colocaram os tapumes para melhorar a condição do muro. Pessoal pulava, derrubava, estavam acontecendo invasões na escola”, conta a técnica de turismo Camila Guimarães.
Escola estadual Wilsa Aparecida Vasconcellos, em Piracicaba, tem parte do muro caído desde o ano passado.
Edijan Del Santo/EPTV
Em Limeira também há reclamações. Em uma escola do bairro Residencial Aeroporto, uma parte do muro cedeu após um acidente em que um carro bateu no local, no final do ano passado. Até o momento, segue sem reparos e um tapume de madeira foi improvisado para tentar dificultar invasões.
Na Escola Municipal Maria Madalena, uma quadra inaugurada em setembro em 2019 não foi utilizada depois da pandemia porque não há mais alambrado em vários trechos.
“Acabam invadindo. Entram por trás, porque atrás não tem muro. Final de semana, quando não tem aula, aí eles invadem”, relata a diarista Ana Lúcia da Silva.
Quadra de esportes da escola não é mais utilizada por questões de segurança.
Edijan Del Santo/EPTV
Em meio às invasões, um espelho do banheiro da quadra está quebrado, torneiras foram levadas e cabines de sanitários estão todos danificados.
“Eles foram entrando, invadindo e levando fios. Antes que levassem mais coisas, a gente foi guardando o que a gente conseguiu”, revela a diretora da escola, Carla Fernandes.
A Secretaria de Educação do Estado informou que um processo de licitação foi aberto recentemente para dar andamento às obras, que devem custar R$ 500 mil, mas não disse qual a previsão para início e fim das reformas. A Prefeitura de Limeira não respondeu a respeito do assunto.
Ao lado da quadra de esportes, mato alto, lixo e falta de segurança.
Edijan Del Santo/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.