Trabalho tem duração de cinco meses – os mais secos do ano – e reúne ações de monitoramento de incêndios. Cidade é a primeira a incluir plano definido pelo ICMBio. Imagem aérea mostra estrago causado por incêndio em depósito de recicláveis em Campinas
Reprodução/EPTV
Pela primeira vez, os trabalhos realizados na Operação Estiagem para conter, monitorar ou evitar incêndios em Campinas (SP) vão priorizar as áreas incluídas no Plano Nacional para Conservação dos Insetos Polinizadores Ameaçados de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A operação começa nesta segunda-feira (1º).
Segundo a Defesa Civil, Campinas é a primeira cidade do país a incluir o plano do ICMBio na operação estiagem. No entanto, a lista exata das áreas importantes para insetos polinizadores no município não foi divulgada pela prefeitura até a conclusão dessa reportagem.
Coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado informou ao g1 que a definição das estratégias de vistorias de satélite e do Plano Nacional de Polinizadores será feita em uma reunião na terça-feira (2) na prefeitura.
Segundo ele, os agentes do órgão também serão instruídos para identificar animais por meio do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Vista aérea do Parque Pico das Cabras em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP)
Rafael Smaira/G1
O que será feito
A operação ocorre nos cinco meses que historicamente são mais secos ao longo dos anos. De maio ao fim de setembro, uma força-tarefa formada por sete secretarias municipais, uma autarquia e uma empresa pública de Campinas intensificam ações para evitar queimadas.
Onze servidores – dois a mais que no ano passado – da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental realizam os trabalhos.
“As principais áreas de monitoramento são as unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas e a APA do Campo Grande. Ocorrem também reciclagens e treinamentos para profissionais e comunidade”, informou a prefeitura, em nota.
A APA de Campinas abrange áreas dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. “A Secretaria do Verde, Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável intensifica a fiscalização e as ações preventivas nas áreas verdes, onde ocorrem queimadas com mais frequência”.
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
I
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Pela 1ª vez, operação estiagem em Campinas terá foco em evitar queimadas nas áreas de insetos polinizadores sob risco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.