• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Orla de São Francisco, em Niterói, recebe exposição gratuita


‘Avant-Garde Saravá 1922 – 2022 – o erudito, o popular e a beleza do encontro’, da fotógrafa Renata Xavier, foi montada em contêineres. A Orla de São Francisco, em Niterói, recebe até o dia 14 de maio a exposição “Avant-Garde Saravá 1922 – 2022
Renata Xavier
A Orla de São Francisco, em Niterói, recebe até o dia 14 de maio a exposição “Avant-Garde Saravá 1922 – 2022 – o erudito, o popular e a beleza do encontro”, da fotógrafa Renata Xavier. A mostra retrata o encontro dos anos, em um intervalo de 100 anos, e acontece ao ar livre, na Praça do Rádio Amador.
A exposição, montada em contêineres, proporciona “encontros” entre pessoas de diferentes gerações, em lugares históricos que permanecem vivos – imagens como as da atriz Erika Januza, rainha de bateria da Unidos do Viradouro, no Theatro Municipal de Niterói. Erika realizou uma foto performance representando as divas negras pioneiras dos palcos brasileiros dos anos 1920, como Rosa Negra, Dalva Espíndola, Djanira Flora, Miss Mons e Soledade Moreira.
Outras fotos buscam, entre as estantes do Real Gabinete Português, a relação entre os imortais cronistas Ruy Castro e João do Rio, que eternizam a alma carioca.
Na mostra, o público vai poder ver, ainda, o legado da primeira cientista brasileira Bertha Lutz, que garantiu os direitos universais das mulheres na Carta da ONU, a partir das cientistas e pesquisadoras que estão reconstruindo o Museu Nacional.
Além da mostra, o projeto ‘Avant-Garde Saravá’ vai promover apresentações de música com integrantes da Orquestra da Grota e uma conferência com o escritor Ruy Castro.
Serviço
Mostra Avant-Garde Saravá 1922-2022 – O erudito, o popular e a beleza do encontro”
Local da exposição: Praça do Rádio Amador s/n, Orla da Praia de São Francisco, Niterói
Curadoria: Renata Xavier
Visitação: até o dia 14 de maio, de domingo a domingo, das 7h às 10h, e das 16 às 20h.
Entrada gratuita
Conferência ‘Rio de Janeiro 1920-2020 – Iconografia, História e Memória’, com as participações do escritor e cronista Ruy Castro e da fotógrafa Renata Xavier: 28 de maio, às 10h, na Sala Nelson Pereira dos Santos (Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.