• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

No Senado, Tebet diz que não há contradição entre inflação e crescimento e decisões do BC não podem ser ‘apenas técnicas’

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou nesta quinta-feira (27) que não vê contradição entre a posição do governo federal, que vem defendendo uma baixa da taxa de juros para estimular o crescimento econômico, e a postura do Banco Central, de manter os juros mais altos para evitar a inflação.
Segundo Tebet, o governo não discorda que o Banco Central tome decisões técnicas, mas avalia que a instituição precisa, também, ter foco nas políticas públicas e no impacto social das medidas.
“Não há contradição em dizer: o Banco Central é autônomo, e é bom que o seja […] E portanto, o governo não interfere nas decisões técnicas do Banco Central. Mas o Banco Central não pode considerar que suas decisões são apenas técnicas. Também interferem na política, especialmente os seus comunicados e suas atas”, declarou.
Tebet deu a declaração durante sessão de debate no Senado sobre juros, inflação e crescimento econômico – da qual também participaram o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.