Fogo atingiu imóvel na região do Nova Veneza na manhã desta quarta-feira (26). Laudo da perícia deve ficar pronto em até 30 dias. Ana Beatriz Soares da Silva, de 18 anos, e João Gabriel Pedroso Soares, de 2, vítimas de incêndio em Sumaré (SP)
Reprodução/EPTV
Vítimas de um incêndio em uma casa na região de Nova Veneza, em Sumaré (SP), na manhã desta quarta-feira (26), os irmãos Ana Beatriz Soares da Silva, de 18 anos, e João Gabriel Pedroso Soares, de 2, são descritos por vizinhos e amigos como parte uma família muito unida.
O fogo atingiu o imóvel por volta das 8h40, segundo a Defesa Civil. O pai de Ana Beatriz e João Gabriel, que havia deixado os filhos na casa pela manhã, também inalou fumaça ao tentar salvar a jovem e o bebê, mas já recebeu alta.
“A gente ama eles, a gente cresceu junto. Sempre estão com a gente aqui, fazem festa. É uma família muito animada, unida. Infelizmente aconteceu essa tragédia aqui, uma fatalidade mesmo”, diz o vizinho Abimael de Souza, emocionado.
A casa onde o incêndio ocorreu é de uma avó das vítimas, que estava em Minas Gerais. Abimael relata que Ana Beatriz, a mais velha de três filhos, tinha o hábito de publicar vídeos cantando nas redes sociais. “Era maravilhosa ela, cantava muito”, conta.
Mobilização da vizinhança
Segundo a Polícia Militar, Ana Beatriz teve óbito confirmado no local, enquanto João Gabriel foi levado para uma unidade médica, mas não resistiu. A suspeita é de que a intoxicação pela fumaça tenha provocado as mortes.
À EPTV, afiliada da TV Globo, a vizinha Cléo Maria Pereira disse que o incêndio avançou rapidamente e a velocidade das chamas impossibilitou o resgate dos irmãos.
“Chegou na porta, as chamas já estavam muito altas, muito escuras, não dava mais para entrar. Aquelas chamas saindo, você sabendo que tem duas vidas lá dentro e você não pode fazer nada. Você se sente um inútil”, lamentou.
A corporação disse que encontrou as vítimas na cozinha. “Foram realizadas todas as manobras de reanimação, mas sem êxito. A criança foi encaminhada ao pronto-socorro que fica aproximadamente três minutos do local”, diz nota dos Bombeiros. Durante a ação, a equipe de Sumaré recebeu apoios da corporação que atua em Americana (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Vizinhos tentaram ajudar irmãos vítimas de incêndio em Sumaré (SP)
Reprodução/EPTV
Possíveis causas
A residência fica perto de uma escola, no Jardim Paraíso I. Vídeos gravados no local mostram o interior da casa completamente destruído pelas chamas. A frente do imóvel não sinaliza danos, mas o restante da estrutura foi tomado pelo fogo mais cedo.
A área do imóvel foi interditada para realização de perícia perto das 13h. O laudo deve ser concluído em até 30 dias. Segundo o delegado Bruno Ramal, os peritos descartaram a hipótese de um incêndio criminoso.
“Existem vários altares com velas no interior da casa, e a parte de fiação também não está corretamente ligada, então provavelmente alguma vela que caiu ou parte elétrica”, destaca.
Em nota, a assessoria da prefeitura lamentou a tragédia e destacou que a Defesa Civil, junto ao Corpo de Bombeiros, atendeu “prontamente a ocorrência”.
Os corpos de Ana Beatriz e João Gabriel serão sepultados nesta quinta-feira (27), em Hortolândia (SP).
Casa ficou destruída após incêndio em Sumaré (SP), na manhã desta quarta-feira (26)
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
‘Família muito unida’: quem são irmãos de 2 e 18 anos vítimas de incêndio em residência em Sumaré
Adicionar aos favoritos o Link permanente.