Informação foi divulgada pelo Inema, que fez inspeção noturna com o ICMBio, no trecho entre Stella Maris e Ipitanga. Filhotes de tartaruga são encontrados no calçadão da orla de Stella Maris, em Salvador
Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) identificou duas irregularidades na iluminação da orla de Stella Maris, em Salvador. A inspeção foi feita após denúncias dos moradores da região sobre o aparecimento de filhotes de tartarugas marinhas desorientadas no calçadão.
A ação do Inema aconteceu na noite de segunda-feira (24), no trecho entre Stella Maris e Ipitanga, em conjunto com o Centro Tamar do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
Segundo Tatiana Dias, bióloga e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Inema, durante a inspeção foram identificadas as irregularidades:
iluminação intensa e direcionada para a praia;
destruição da vegetação nativa de restinga.
De acordo com a especialista, essas duas questões podem causar desorientação nos filhotes e afetar o ambiente de desova de maneira direta.
Os técnicos do Inema e do ICMbio fizeram um levantamento das estruturas inadequadas para locais de ocorrência desses animais. Como desdobramento dessa inspeção conjunta, será emitida notificação com recomendações técnicas aos responsáveis pela requalificação urbana no trecho.
Conforme o Inema, a fotopoluição é uma ameaça para as tartarugas marinhas, pois elas usam a luz da lua para se orientar na praia, e a luz artificial pode desorientá-las. Essa ação leva os animais a se afastar da água ou caminhar para áreas perigosas.
Denúncias
Cerca de oito filhotes de tartarugas marinhas foram encontrados no calçadão da orla de Stella Maris, em Salvador, no dia 18 de abril. O registro em vídeo foi feito por um morador da capital baiana que enviou as imagens para a equipe da TV Bahia.
O homem revelou preocupação com o caso, já que caminhando pelo calçadão e se perdendo do caminho do mar, os animais podem morrer.
Além disso, o morador disse que há grande incidência de luz da iluminação pública no local. A orla de Stella foi revitalizada no início de 2022 e entre as mudanças contou com nova iluminação em LED.
Após a denúncia do morador, o g1 procurou um biólogo para mais detalhes sobre o que foi dito pelo homem que fez o vídeo. Welligton Laudano, que também é médico veterinário e atua no Projeto Amar, de monitoramento e preservação de animais marinhos no sul da Bahia, explicou que o correto é que as praias estejam no escuro.
Em caso de iluminações de calçadão, a orientação é que sejam utilizadas luzes amarelas, ao invés de brancas, além de estarem posicionadas para o chão, na tentativa de criar o efeito chamado de blackout.
Todo esse cuidado com a luz deve existir pois a iluminação em excesso desorienta as fêmeas e filhotes de tartaruga. Os pequenos confundem a luz com a lua no horizonte.
”Ao nascer, as tartarugas se direcionam pela luz da lua e o barulho do mar. Se na praia há alguma iluminação mais forte, esses filhotes vão seguir” explicou Welligton.
Um dos filhotes de tartaruga encontrados em Stella Maris estava morto dentro de um copo plástico
Redes Sociais
Na busca pela luz dos postes e refletores do calçadão, as tartarugas acabam morrendo devido gastos excessivos de energia, ou se perdem nas vegetações e obstáculos, como o filhote visto no vídeo morto dentro de um copo plástico.
O período de desova das tartarugas ocorre entre os meses de setembro até março e a área de Stella Maris está incluída na região de maior incidência do evento, segundo o Projeto Tamar.
A estimativa é de que apenas em Salvador, no período típico de desova, sejam encontrados 250 ninhos. Cada ninho corresponde ao nascimento de 80 a 100 animais, o que resulta em ao menos 20 mil novos filhotes por temporada.
Ainda segundo Welligton Laudano, as fêmeas se desorientam em locais com forte iluminação, pois buscam locais para desovar e também acabam sendo atraídas pela luz.
”Uma vez registramos um caso que uma fêmea percorreu 1km em busca de um local escuro para conseguir desovar”.
Filhotes de tartaruga são encontrados no calçadão da orla de Stella Maris, em Salvador
Redes Sociais
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis) para mais detalhes sobre a instalação das luzes no local e aguarda retorno.
Em nota publicada nas redes sociais, a Fundação Projeto Tamar informou que está ciente do caso e monitora os pontos de iluminação na área de Stella Maris, além de manter contato com a prefeitura para adequações, quando necessário. O Tamar disse ainda que a área será monitorada com cuidado para que casos como esse não se repitam.
Nota Projeto Tamar sobre o caso das tartarugas em Stella Maris
Reprodução Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Após filhotes de tartaruga serem encontrados no calçadão, irregularidades são identificadas na iluminação da orla de Salvador
Adicionar aos favoritos o Link permanente.