• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Saiba por que Joe Biden deve lançar sua candidatura à reeleição nesta terça-feira


O atual presidente precisa começar a arrecadar dinheiro e já esboçar como vai ser sua estratégia de comunicação. Joe Biden em 21 de abril de 2023
Kevin Lamarque/Reuters
Os personagens das eleições presidenciais dos Estados Unidos do ano que vem devem começar a ficar mais definidos nesta terça-feira (25), depois que o atual presidente do país, Joe Biden, anunciar a candidatura à reeleição.
A estratégia política dele deve ser realçar as realizações dos seus dois primeiros anos no governo e tentar marcar as diferenças entre a gestão dele e a dos rivais do Partido Republicano, além de tentar tranquilizar os eleitores que podem estar preocupados com a sua idade.
Segundo os assessores de Biden, ele tem feito campanha desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara, no ano passado. Ele tem se esforçado para mostrar que o governo dele está implementando novas leis para incentivar obras de infraestrutura, avanços tecnológicos e proteção ao clima, além de retratar os republicanos como políticos que estão nas garras da extrema direita.
Os conselheiros dizem que as atividades e a mensagem de Biden nos próximos meses serão as mesmas dos últimos seis meses, mas que o isso dever mudar à medida que os eleitores ficarem mais atentos à dinâmica política das eleições de 2024.
Joe Biden é o presidente com o melhor desempenho nas eleições de meio de mandato em 20 anos
Quatro anos da campanha vitoriosa
O anúncio oficial da campanha à reeleição deve ser feito nesta terça-feira porque é o aniversário de quatro anos do lançamento da última campanha, que levou Biden à Casa Branca.
O presidente o fim de semana em Camp David, e já havia gravado o vídeo com o lançamento da campanha.
Na segunda-feira, ele falou rapidamente aos repórteres que iria avisar quando será o anúncio do lançamento. “Eu disse a vocês que estou planejando concorrer”, afirmou ele.
Não havia motivos para anunciar mais cedo
Biden demorou a oficializar sua candidatura à reeleição porque não havia motivo para antecipar o anúncio, disseram assessores e conselheiros do atual presidente.
Geralmente, os governantes que estão no cargo e pretendem concorrer à reeleição tentam a adiar o anúncio o máximo possível. A exceção é o ex-presidente Donald Trump, que se candidatou à reeleição no dia de sua posse.
Dois outros pré-candidatos se lançaram pelo Partido Democrata: a autora de autoajuda Marianne Williamson e o ativista antivacina Robert F. Kennedy Jr.
As duas pré-candidaturas, no entanto, são quase simbólicas.
Arrecadar dinheiro
Biden precisa lançar a campanha a essa altura da corrida porque ele precisa começar a arrecadar dinheiro. A última campanha dele arrecadou mais de US$ 1 bilhão, e ele precisará de mais do que isso desta vez.
Ele deve fazer um primeiro encontro com os principais doadores na sexta-feira.
Biden também precisa começar a construir a operação de comunicação. Os assessores esperam que as próximas eleições sejam acirradas devido à polarização do país, não importa quem seja o rival do Partido Republicano.
Confronto com os republicanos
O rival de Biden que deve concorrer pelo Partido Republicano ainda não está claro. Pode ser o ex-presidente Donald Trump, que tentaria uma revanche contra o atual presidente, ou um dos outros pré-candidatos que tentam renovar o partdo.
Seja quem for, os republicanos no Legislativo continuarão a criticar Biden pelos aumentos de gastos do governo e pela inflação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.