• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

É #FAKE que vídeo mostre fiscalização do Ibama contra produtor rural em 2023


Cenas foram gravadas em 2020 em meio à pandemia do coronavírus. Operação retirou invasores de terra indígena Cachoeira Seca para evitar contágio . Homem já havia sido advertido, mas desobedeceu agentes. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra agentes do Ibama, supostamente sob o governo do PT, ameaçando um produtor rural. Uma legenda diz: “Humilhação. Ibama ameaça produtor rural. E o povo sofrendo culpa desses petistas malditos”. É #FAKE.

g1
O vídeo é autêntico, mas a legenda que o acompanha distorce o momento e o contexto em que foi gravado. As cenas não foram registradas em 2023, como a legenda sugere, mas em 2020, durante o governo Bolsonaro.
A ação foi realizada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que retiraram invasores da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará, entre abril e junho daquele ano. Cachoeira Seca registrou em 2020 o 6º ano seguido de alta no desmatamento.
Segundo o Ibama, o homem que aparece no vídeo já havia sido advertido anteriormente sobre a ordem de desocupação, mas desobedeceu a equipe de fiscalização.
“A operação foi realizada durante a emergência de saúde provocada pela pandemia de Covid-19. Ao desencorajar a permanência de invasores na Terra Indígena, os agentes também buscavam proteger os indígenas do contato com o vírus”, explica o Ibama.
É #FAKE que vídeo mostre fiscalização do Ibama contra produtor rural em 2023
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE.
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito).
Initial plugin text

Adicionar aos favoritos o Link permanente.