• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Apontada como emergencial em laudo de janeiro, instalação de tela ao lado de pedreira de Piracicaba é reconsiderada para longo prazo


Laudo apontou que a barreira existente no local não é totalmente eficiente na retenção de fragmentos de rochas que se desprendam do paredão do Bongue; segundo prefeitura, após outras medidas de segurança adotadas, geólogo apontou que riscos foram reduzidos. Faixas no sentido Centro-bairro serão compartilhadas em duplo sentido, enquanto as faixas sentido bairro-Centro seguirão interditadas
Prefeitura de Piracicaba
A instalação de uma tela de alambrado de seis metros no trecho da Avenida Jaime Pereira que contorna a pedreira do Bongue, em Piracicaba (SP), foi reavaliada e, agora, é considerada a longo prazo. Um laudo técnico assinado por um geólogo e concluído em 6 de janeiro deste ano tinha apontado essa intervenção como emergencial na chamada estrada do Bongue.
O trecho da avenida ficou interditado entre 27 de dezembro de 2022 e o último dia 6 de abril, quando foi liberado parcialmente. A interdição tinha ocorrido devido ao risco de desprendimento de rochas da pedreira e queda na via, sobre carros e pedestres.
LEIA MAIS:
Estrada do Bongue é totalmente interditada após vistoria
Engenheiro aponta ‘fissuras em estado preocupante’ na pedreira
Corte de árvores com risco de cair tem início na pedreira
Obra para derrubar pedras com risco de cair tem início
A liberação parcial ocorreu após a realização de medidas de segurança, como derrubada de rochas com risco de se desprenderem e corte de árvores no topo da pedreira que estavam em área de risco.
Após a liberação parcial, a Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), realizou a limpeza do canal na base da pedreira. No entanto, ainda restam a adequação do sistema de drenagem da Rua Aracaju e a instalação de um alambrado mais alto e eficiente.
Nesta quinta-feira (20), a prefeitura informou ao g1 que, quanto à adequação da drenagem, o projeto está pronto e o processo para contratação da empresa responsável já foi iniciado.
“Em relação ao alambrado, após o término da derrubada das rochas, o geólogo responsável pela elaboração do laudo técnico avaliou a situação da pedreira do Bongue novamente e indicou que os serviços realizados reduzem significativamente os riscos à Avenida Jaime Pereira, constatando ainda que o trânsito na avenida poderia ser retomado. Sendo assim, a instalação do alambrado é considerada uma medida a longo prazo e, por isso, a pasta está acompanhando e avaliando a necessidade e o melhor momento para a execução desse serviço”, detalhou.
Trecho da Avenida Jaime Pereira que contorna a pedreira do Bongue, em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Limitações da barreira atual
O laudo técnico de janeiro, assinado pelo geólogo Jehovah Nogueira Júnior, aponta limitações na tela existente atualmente no local.
“Quanto à barreira de espera existente, as informações fornecidas e a inspeção realizada indicam que a mesma não é totalmente eficiente na retenção de blocos, podendo ser considerada uma medida emergencial. Por não se tratar de uma estrutura rígida, as colunas de PVC estruturado e sem viga de travamento no topo podem sofrer deformações quando impactadas por blocos de dimensões maiores. Além do ruído e deslocamento causados pelo impacto, provocando sobressaltos nos pedestres e motoristas, pode haver projeção direta de fragmentos de rocha para avenida”, detalha
O que já foi feito?
Foram executados os cortes de 40 árvores no topo da pedreira, que estavam em área de risco. Além disso, a pasta também realizou 700 podas nas leucenas que ficam na avenida Jaime Pereira.
Para o tombamento das rochas, a empresa realizou análise do terreno no topo da pedreira, para determinação e organização do cronograma dos trabalhos, e também dialogaram com moradores da região, para explicar sobre as intervenções.
Os profissionais da empresa contratada fizeram a retirada de material na beira do talude e a derrubada de placas de concreto que já estavam soltas, na altura da Rua Aracaju, no bairro Jupiá.
Para a liberação parcial da Jaime Pereira, a Semozel informou que também executou força-tarefa com serviços de tapa-buraco, limpeza de guias e sarjetas, reparos na calçada, manutenção na rede elétrica, corte de mato e poda de árvores.
Já depois da liberação, a mesma empresa que fez a derrubada das rochas limpou o canal na base da pedreira, uma vez que boa parte do material retirado era proveniente deste serviço.
Vistoria na pedreira do Bongue, em dezembro de 2022, em Piracicaba
Camila Piacentini
Histórico de deslizamentos
A região do Bongue tem histórico de deslizamentos. A pedreira é um ponto bem conhecido em Piracicaba, principalmente pelo paredão, que chama a atenção pela beleza. Mas, principalmente no período chuvoso, há registros em diferentes anos de deslizamentos no local.
O risco para quem passa ou trabalha na região ocorre porque a pedreira fica bem ao lado da via, que é movimentada.
Antes da interdição total de dezembro, um mês antes, dois deslizamentos foram registrados na estrada, o que levou a uma interdição parcial.
Deslizamento na pedreira do Bongue em 2015
Thainara Cabral/G1
Engenheiro aponta “fissuras preocupantes”! na pedreira do Bongue, em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.