A concentração será a partir das 17h em frente ao Asilo São Vicente de Paulo, na avenida Barão do Rio Branco. Idosos atendidos pelo CCI foram convidados a participar da caminhada do Junho Violeta
Agência Santarém
Uma caminhada para chamar atenção da sociedade santarena para a importância de garantir os direitos dos idosos será realizada no fim da tarde desta sexta-feira (16). O evento faz parte da programação da campanha Junho Violeta, que tem como tema: O respeito nunca envelhece.
A concentração será a partir das 17h em frente ao Asilo São Vicente de Paulo, na avenida Barão do Rio Branco. Antes haverá a ação denominada “lanche da vovó”. A previsão é de que a caminhada inicie às 18h, saindo do Asilo e seguindo pela Barão até a Praça da Matriz. Toda a comunidade é convidada a participar.
A campanha Junho Violeta é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Rede de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa.
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra a pessoa idosa. Nesta quinta (15), foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos 60+.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Evaldo Sena, explica que este é um dos meses mais aguardados do ano.
“Nesse mês é que a sociedade tem uma visibilidade maior dos nossos serviços. Trabalhamos todos os meses, mas quando chega junho, nós temos os meios de comunicação voltados para nossas atividades, temos uma parceria muito grande com a Prefeitura, Defensoria Pública, Ministério Público, temos agora a Delegacia da Pessoa Idosa, então nossos trabalhos são desenvolvidos o ano todo, é importante que a sociedade esteja atenta que nós temos toda uma programação neste mês”, disse Evaldo Sena.
Violência contra a pessoa idosa
Em Santarém está em processo de implantação a Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, que tem como titular a delegada Márcia Rabelo. Desde o início das atividades, o movimento na delegacia tem sido intenso, além de pedidos de informação, muitos idosos vítimas de violência no ambiente familiar têm procurado o órgão em busca de ajuda.
“Estou muito assustada com os índices de violência de Santarém, a gente sabe que o idoso é muito vulnerável e baseado nisso a gente está conseguindo a instalação da Delegacia do Idoso no local apropriado, plenamente capacitado para atender o idoso em Santarém. A gente tem um nível muito grande de maus tratos e infelizmente brigas dos filhos por conta de violência, entre irmãos e o idoso por conta de herança”, observou a delegada.
Confira a programação do Junho Violeta
16/06 – Lanche da vovó e depois a caminhada com pessoas idosas do CCI – Hora: A partir das 17h – Local: Lar São Vicente de Paulo, seguindo até a Igreja Matriz.
20/06- Palestra sobre direitos da Pessoa Idosa – Hora: 14h – Local: Adevibam.
28/06 – Festa Junina – Hora: 18h – Local: CCI.
30/06 – Encerramento com o Projeto Valoriza Mulher Idosa – Hora: 14h – Local: CCI
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Caminhada alusiva ao Junho Violeta é realizada em Santarém nesta sexta, 16
Adicionar aos favoritos o Link permanente.