A nova estrela brasileira João Fonseca, 18, fez história no primeiro jogo do Australia Open, que aconteceu nesta terça-feira (14), na Margaret Court Arena, em Melbourne. O carioca se tornou o mais jovem brasileiro a disputar a competição, batendo o recorde do ídolo brasileiro Guga, que estreou aos 19 anos.
A nova sensação do tênis fez uma partida impetuosa contra o russo Andrey Rublev e venceu o confronto por de 3 sets a 0, (7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5)).
Na segunda rodada, a jovem promessa irá enfrentar o italiano Lorenzo Sonego, que bateu o suíço Stan Wawrinka por 3 sets a 1.
João ultrapassa marca importante de Alcaraz no Australia Open
Durante a primeira partida torneio australiano, o carioca fez o forehand mais veloz da atual edição do Australia Open.
Segundo dados da competição, o atleta atingiu uma velocidade média de 181 km/h e ultrapassou as marcas do francês Mpetshi Perricard (180 km/h) e do espanhol Carlos Alcaraz (178 km/h).
João Fonseca vive momento vitorioso no tênis
Além de bater o recorde de Guga já na partida de estreia do Australia Open, João vem de um retrospecto de glórias e conquistas empolgantes na carreira.
No final de dezembro, ele foi campeão do Next Gen Finals, torneio que reúne os oito melhores jovens jogadores da temporada do tênis masculino, e do Challenger 125 de Camberra, no início de janeiro.
Segundo ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), João Fonseca, que está na 112° colocação, é atualmente o terceiro melhor tenista brasileiro, ficando atrás apenas de Thiago Monteiro (105º) e Thiago Seyboth Wild (79º).