• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Surfista de MG é resgatado após ser arrastado por corrente de retorno no litoral de Alagoas; entenda o fenômeno


Resgate aconteceu na Praia da Sereia. Segundo os bombeiros, turista teve que se segurar em um coral para não ser arrastado pela correnteza. Praia da Sereia é mar aberto e muitos surfistas a elegem como pico
Itawi Albuquerque
Um turista de 42 anos foi resgatado após entrar no mar para surfar na Praia da Sereia, no Litoral Norte de Alagoas. Segundo os bombeiros, ele foi arrastado por uma corrente de retorno (entenda o fenômeno mais abaixo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate, o bodyboarder de Minas Gerais surfava em Riacho Doce quando foi surpreendido por uma corrente de retorno que o arremessou contra os corais. A cordinha da prancha ficou presa nas pedras.
Ao perceber que não conseguiria sair do mar, o surfista sinalizou para os banhistas e o guarda-vidas pedindo socorro. Ele foi resgatado em segurança.
🌊Entenda o que é a Maré de Retorno
Entender as condições do mar é impotrante antes de se aventurar nele
Ben Thouard/pool via AP
As correntes de retorno são um risco real para banhistas e uma das principais causas de afogamento nas praias brasileiras. Entender as condições do mar e a especificidade de cada local é importante e pode salvar vidas.
O mar pacato e a ausência de ondas muitas vezes engana. Na maré de retorno, por exemplo, o mar costuma “puxar” a água com mais força e o banhista pode ficar preso dentro de uma “bacia”, correndo o risco de afogamento. É o que aponta o sargento Rodolfo Marcelo, do Corpo de Bombeiros.
“Temos uma máxima que chama ‘prevenir é salvar’. Antes de todo e qualquer passeio, é necessário o conhecimento do local. Durante um dia, em nossa região, possuímos duas mares de enchente e duas de vazante, onde cada um dura cerca de 6 horas. O risco que existe é a falta de conhecimento desse período, o que faz o banhista adentrar ao mar sem o devido planejamento e orientação”, disse.
É importante também ficar atento as placas e bandeiras vermelhas na praia e ficar de olho nos horários de mudança de maré.
Em caso de ser pego por uma maré de retorno as dicas são:
Manter a calma
Evitar lutar contra a corrente para prevenir cansaço desnecessário
Nunca nadar em direção à praia
A orientação é nadar paralelamente ou em diagonal, o que ajuda a sair da corrente e alcançar águas mais calmas
Corpo de Bombeiros dá orientações sobre cuidados para evitar casos de afogamento no verão
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.