Praia Grande, no Sul, foi uma das mais atingidas entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta. Prefeito de cidade de SC afetada por ciclone se emociona ao falar sobre estragos
O prefeito de Praia Grande se emocionou ao falar sobre os estragos causados pelo ciclone extratropical que atingiu a cidade durante a noite de quinta-feira (15) e a madrugada desta sexta (16). Elisandro Machado afirmou em um vídeo que pessoas ficaram à deriva por conta do volume de chuva que isolou bairros (assista acima).
A chuva também causa problemas no Rio Grande do Sul. No Estado, a Defesa Civil emitiu um alerta para as regiões da Serra, Litoral Norte e Vale do Paranhana.
O ciclone extratropical é fenômeno meteorológico responsável por causar fortes chuvas e ventos. Ele é caracterizado pelo movimento intenso de correntes de ar.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nesta sexta, a cidade de Praia Grande amanheceu nesta com moradores desalojados e bairros destruídos. Uma imagem divulgada pela prefeitura mostra sofá de uma residência no meio de uma rua no centro da cidade (veja abaixo).
A rede adutora de abastecimento da cidade também foi atingida e, com isso, não há previsão de restabelecimento do fornecimento da água, informou o município nesta sexta.
“Uma chuva nas encostas do município, que acabou afetando muitas pessoas, que é a nossa primeira prioridade, dar esse primeiro atendimento e resgatar essas pessoas que ficaram à deriva”, disse Machado.
O prefeito afirmou, à NSC TV nesta sexta, que em uma avaliação inicial foi possível constatar que 60% das ruas foram danificadas. Machado também pediu doações de colchões, água e alimentos aos atingidos.
Praia Grande na madrugada desta sexta-feira
Praia Grande/Divulgação
Na cidade, os bombeiros precisaram resgatar moradores de bote por conta das ruas completamente alagadas. Ao menos 60 pessoas ficaram desabrigadas. Um deslizamento de rocha também interrompeu o trânsito na Serra do Faxinal.
Rua no centro de Praia Grande na madrugada desta sexta-feira
PMPG/Divulgação
Praia Grande tem 330 mil habitantes e fica próximo da divisa com o Rio Grande do Sul.
Ciclone isola comunidades, deixa ruas alagadas e moradores desabrigados
CUIDADOS: Defesa Civil de SC orienta população sobre riscos
Imagens mostram estragos em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na noite de quinta-feira
PMPG/Divulgação
Imagens mostram estragos em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na noite de quinta-feira
PMPG/Divulgação
Outras cidades com estragos
Na região Sul de Santa Catarina também houve registros de ruas tomadas de água em Balneário Arroio do Silva e Sombrio, também no Sul. Na cidade de Santa Rosa do Sul, na mesma região, a comunidade de Cantão da Peroba ficou isolada por conta dos alagamentos.
Em Meleiro, outra cidade do Sul catarinense, a cheia do rio Manoel Alves cobriu uma ponte na zona rural da cidade.
Por conta dos estragos, as aulas na rede municipal desta sexta (16) precisaram ser canceladas nas cidades de Passo de Torres, Araranguá, Turvo, Timbé do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, Jacinto Machado e Ermo.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC
Prefeito de cidade de SC afetada por ciclone se emociona ao falar sobre estragos: ‘pessoas ficaram à deriva’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.