Avi\u00e3o de ataque leve foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da Otan. A-29N \u00e9 uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configura\u00e7\u00e3o da Otan
\nDivulga\u00e7\u00e3o\/Embraer
\nA Embraer anunciou nesta segunda-feira (24) um acordo para produzir o avi\u00e3o militar A-29N Super Tucano em Portugal. Trata-se de um avi\u00e3o de ataque leve para atender aos requisitos operacionais da Otan (Organiza\u00e7\u00e3o do Tratado do Atl\u00e2ntico Norte), a alian\u00e7a militar ocidental.
\nO acordo foi anunciado em um evento que contou com a presen\u00e7a do presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal, Ant\u00f3nio Costa.
\nSegundo a Embraer, a coopera\u00e7\u00e3o ser\u00e1 entre a Embraer e as empresas aeroespaciais Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informa\u00e7\u00e3o, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.
\nComo \u00e9 o A-29N do Super Tucano
\nO A-29N \u00e9 uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configura\u00e7\u00e3o da Otan e havia sido lan\u00e7ado pela Embraer no dia 12 de abril.
\nO objetivo, segundo a Embraer, \u00e9 atender \u00e0s necessidades de na\u00e7\u00f5es da Europa \u2014 a empresa quer se aproveitar do aumento dos gastos de defesa desses pa\u00edses por medo da R\u00fassia ap\u00f3s a invas\u00e3o \u00e0 Ucr\u00e2nia.
\nEntre as funcionalidades, est\u00e3o um novo datalink (tecnologia que permite a troca de informa\u00e7\u00f5es simult\u00e2neas entre a aeronave, outra aeronave ou uma base no solo) e o single-pilot operation (quando apenas um piloto comanda o avi\u00e3o).
\nConhecido por sua versatilidade, o A-29 Super Tucano pode ser usado para ataque leve, vigil\u00e2ncia e intercepta\u00e7\u00e3o a\u00e9rea e contra-insurg\u00eancia. Al\u00e9m disso, consegue operar a partir de pistas remotas e n\u00e3o pavimentadas em bases operacionais avan\u00e7adas com pouco apoio log\u00edstico, segundo a Embraer.
\nO avi\u00e3o tem pre\u00e7o estimado inicial de US$ 10 milh\u00f5es (R$ 50 milh\u00f5es), mas o valor sobe dependendo da configura\u00e7\u00e3o.
\nTem velocidade m\u00e1xima de 590 km por hora e pode alcan\u00e7ar uma altitude de 35 mil p\u00e9s.
\nAl\u00e9m das fun\u00e7\u00f5es de combate, a aeronave \u00e9 amplamente utilizada como treinador avan\u00e7ado, devido \u00e0 sua capacidade de simular miss\u00f5es de combate.
\nSegundo a Embraer, o avi\u00e3o \u00e9 equipado com sensores e armas de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o, incluindo um sistema eletro-\u00f3ptico\/infravermelho com designador de laser, \u00f3culos de vis\u00e3o noturna, comunica\u00e7\u00f5es seguras de voz e dados.
\nJ\u00e1 foram entregues 260 unidades do A-29 Super Tucano em todo o mundo. Atualmente, a aeronave \u00e9 usada por 15 diferentes for\u00e7as a\u00e9reas, incluindo a For\u00e7a A\u00e9rea dos Estados Unidos (USAF).
\nEm Portugal, a Embraer tamb\u00e9m fabrica o cargueiro militar KC-390. Nesta segunda-feira (24), o presidente Lula viajou em um modelo vendido ao pa\u00eds europeu (veja abaixo).
\nEm 2019, o governo portugu\u00eas disse que compraria cinco aeronaves de transporte militar KC-390 da Embraer e um simulador de voo por 827 milh\u00f5es de euros. Pa\u00edses como Su\u00e9cia e Col\u00f4mbia recentemente tamb\u00e9m manifestaram interesse em compr\u00e1-lo.
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