A-29N \u00e9 uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configura\u00e7\u00e3o da Otan e havia sido lan\u00e7ado pela Embraer no dia 12 de abril. A-29N \u00e9 uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configura\u00e7\u00e3o da Otan
\nEMBRAER\/via BBC
\nA Embraer vai produzir em Portugal uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano, um avi\u00e3o de ataque leve, para atender aos requisitos operacionais da Otan (Organiza\u00e7\u00e3o do Tratado do Atl\u00e2ntico Norte), a alian\u00e7a militar ocidental.
\nA parceria consta de um memorando assinado pelos governos brasileiro e portugu\u00eas durante a c\u00fapula Brasil-Portugal, ocorrida no \u00faltimo s\u00e1bado (22).
\nNesta segunda-feira (24), o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva (PT) visita nos arredores de Lisboa a sede da OGMA, empresa aeroespacial portuguesa da qual a Embraer det\u00e9m 65% do capital e que fabricar\u00e1 o avi\u00e3o.
\nMas como \u00e9 essa aeronave e por que ela ser\u00e1 produzida em Portugal?
\nO A-29N \u00e9 uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configura\u00e7\u00e3o da Otan e havia sido lan\u00e7ado pela Embraer no dia 12 de abril.
\nO objetivo, segundo a Embraer, \u00e9 atender \u00e0s necessidades de na\u00e7\u00f5es da Europa \u2014 a empresa quer se aproveitar do aumento dos gastos de defesa desses pa\u00edses por medo da R\u00fassia ap\u00f3s a invas\u00e3o \u00e0 Ucr\u00e2nia.
\nEntre as funcionalidades, est\u00e3o um novo datalink (tecnologia que permite a troca de informa\u00e7\u00f5es simult\u00e2neas entre a aeronave, outra aeronave ou uma base no solo) e o single-pilot operation (quando apenas um piloto comanda o avi\u00e3o).
\nConhecido por sua versatilidade, o A-29 Super Tucano pode ser usado para ataque leve, vigil\u00e2ncia e intercepta\u00e7\u00e3o a\u00e9rea e contra-insurg\u00eancia. Al\u00e9m disso, consegue operar a partir de pistas remotas e n\u00e3o pavimentadas em bases operacionais avan\u00e7adas com pouco apoio log\u00edstico, segundo a Embraer.
\nO avi\u00e3o tem pre\u00e7o estimado inicial de US$ 10 milh\u00f5es (R$ 50 milh\u00f5es), mas o valor sobe dependendo da configura\u00e7\u00e3o.
\nTem velocidade m\u00e1xima de 590 km por hora e pode alcan\u00e7ar uma altitude de 35 mil p\u00e9s.
\nAl\u00e9m das fun\u00e7\u00f5es de combate, a aeronave \u00e9 amplamente utilizada como treinador avan\u00e7ado, devido \u00e0 sua capacidade de simular miss\u00f5es de combate.
\nSegundo a Embraer, o avi\u00e3o \u00e9 equipado com sensores e armas de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o, incluindo um sistema eletro-\u00f3ptico\/infravermelho com designador de laser, \u00f3culos de vis\u00e3o noturna, comunica\u00e7\u00f5es seguras de voz e dados.
\nJ\u00e1 foram entregues 260 unidades do A-29 Super Tucano em todo o mundo. Atualmente, a aeronave \u00e9 usada por 15 diferentes for\u00e7as a\u00e9reas, incluindo a For\u00e7a A\u00e9rea dos Estados Unidos (USAF).
\nNa sexta-feira (22), em entrevista a jornalistas, o ministro da Defesa, Jos\u00e9 M\u00facio, disse que a certifica\u00e7\u00e3o dos avi\u00f5es da empresa pela Otan pode abrir portas no mercado europeu e outros.
\nSegundo ele, a produ\u00e7\u00e3o em Portugal \u00e9 “importante porque j\u00e1 cumpre os pr\u00e9-requisitos da Otan”.
\n“Vamos fabricar aeronaves brasileiras com caracter\u00edsticas da Otan”, disse M\u00facio, que integra a comitiva de ministros do presidente Lula em visita oficial a Portugal.
\nEm Portugal, a Embraer tamb\u00e9m fabrica o cargueiro militar KC-390. Nesta segunda-feira (24\/4), Lula deve voltar para Lisboa a bordo dessa aeronave. Ele havia viajado mais cedo ao Porto, no norte de Portugal, para abertura de um f\u00f3rum empresarial na vila de Matosinhos.
\nEm 2019, o governo portugu\u00eas disse que compraria cinco aeronaves de transporte militar KC-390 da Embraer e um simulador de voo por 827 milh\u00f5es de euros. Pa\u00edses como Su\u00e9cia e Col\u00f4mbia recentemente tamb\u00e9m manifestaram interesse em compr\u00e1-lo.
\nSegundo a ag\u00eancia de not\u00edcias Reuters, a \u00c1ustria est\u00e1 em negocia\u00e7\u00f5es com a Embraer para a compra de quatro ou cinco aeronaves de carga militar KC-390.
\nNa sexta-feira, M\u00facio disse que a Embraer quer exportar o KC-390 para mais pa\u00edses europeus.
\n“O presidente (Lula) quer incentivar a ind\u00fastria de defesa brasileira e aumentar os investimentos no setor”, disse M\u00facio.
\nJ\u00e1 o primeiro-ministro portugu\u00eas, Ant\u00f3nio Costa, disse no s\u00e1bado (22) que o A-29 Super Tucano “passar\u00e1 a ser adaptado para os padr\u00f5es da Otan. E Portugal passar\u00e1 a acolher todo o processo de forma\u00e7\u00e3o de pilotos na Europa e na \u00c1frica para este ca\u00e7a brasileiro”.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A-29N \u00e9 uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configura\u00e7\u00e3o da Otan e havia sido lan\u00e7ado pela Embraer no dia 12 de abril. A-29N \u00e9 uma vers\u00e3o do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configura\u00e7\u00e3o da Otan EMBRAER\/via BBC A Embraer vai produzir em… Continue lendo