Segundo especialistas, intervir por meio de acompanhamento psicol\u00f3gico nas escolas pode ajudar a identificar sinais de alerta, promover rela\u00e7\u00f5es saud\u00e1veis e combater a origem dos atritos. Salas de aula de escola de S\u00e3o Paulo
\nFl\u00e1vio Florido\/Secretaria da Educa\u00e7\u00e3o do Estado de SP
\nPa\u00edses como Austr\u00e1lia, Chile, Singapura, Reino Unido, Canad\u00e1, Finl\u00e2ndia e Estados Unidos viram nas pol\u00edticas voltadas \u00e0 sa\u00fade mental um importante pilar na promo\u00e7\u00e3o do bem-estar e no combate \u00e0 viol\u00eancia escolar.
\nOs dados s\u00e3o de um levantamento realizado pela consultoria Vozes da Educa\u00e7\u00e3o a pedido da Funda\u00e7\u00e3o Lemann, que mapeou medidas adotadas internacionalmente. (Veja mais abaixo)
\nCom hist\u00f3rico de atentados, esses pa\u00edses — especialmente os EUA, que lidam com uma pandemia de ataques em massa — entenderam que o caminho \u00e9 estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel entre estudantes, professores e comunidade.
\n\ud83d\udcca Contexto: No Brasil, epis\u00f3dios recentes, como os ocorridos em Goi\u00e1s, S\u00e3o Paulo e Santa Catarina, mobilizaram uma discuss\u00e3o nacional sobre quais pol\u00edticas implementar, como o refor\u00e7o do apoio psicol\u00f3gico.
\n\ud83c\udd98 Causas: Isso porque especialistas apontam que bullying, exclus\u00e3o, conflitos e at\u00e9 desempenho escolar ruim podem servir de motiva\u00e7\u00e3o para poss\u00edveis ataques.
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\n\u2705 Benef\u00edcios do apoio psicol\u00f3gico: A interven\u00e7\u00e3o nas escolas pode identificar sinais de alerta, intermediar rela\u00e7\u00f5es mais saud\u00e1veis e combater, na origem, problemas que podem, eventualmente, levar a uma retalia\u00e7\u00e3o violenta.
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\nVeja abaixo como cada um destes pa\u00edses tem lidado com a quest\u00e3o.
\n1 – Austr\u00e1lia
\nPol\u00edtica: O pa\u00eds possui a “Be You” (Seja Voc\u00ea) e a “Estrat\u00e9gia Nacional de Sa\u00fade Mental e Bem-Estar Infantil”, iniciativas nacionais financiadas pelo governo australiano para promover e proteger a sa\u00fade mental de crian\u00e7as e jovens.
\nPara quem: A Estrat\u00e9gia Nacional apoia crian\u00e7as do zero aos 12 anos, enquanto a Be You beneficia estudantes da primeira inf\u00e2ncia aos 18 anos.
\nComo \u00e9 aplicada: Al\u00e9m dos estudantes, pais ou respons\u00e1veis, as duas medidas australianas envolvem professores e a sociedade como um todo. Na Estrat\u00e9gia Nacional, s\u00e3o desenvolvidos programas que asseguram que crian\u00e7as e adolescentes tenham oportunidades de crescimento. J\u00e1 na Be You, s\u00e3o trabalhadas parcerias com as fam\u00edlias, identifica\u00e7\u00e3o e suporte aos primeiros sinais de problema na sa\u00fade mental, al\u00e9m de haver refor\u00e7o na presen\u00e7a de profissionais da sa\u00fade na escola.
\nFatores de sucesso: or\u00e7amento espec\u00edfico direcionado ao programa, a intersetorialidade na atua\u00e7\u00e3o, a interven\u00e7\u00e3o precoce e o envolvimento da sociedade.
\nEssa \u00e9 uma medida que pode ser muito bem sucedida na Austr\u00e1lia. J\u00e1 est\u00e1 implantada em mais de 70% do pa\u00eds e h\u00e1 investimento constante para sua manuten\u00e7\u00e3o. No Brasil, seria mais complexo, j\u00e1 que nossa popula\u00e7\u00e3o \u00e9 consideravelmente maior, mas n\u00e3o seria imposs\u00edvel
\nO especialista tamb\u00e9m destaca a import\u00e2ncia do Programa Nacional de Apoio \u00e0 Sa\u00fade Mental Infanto-Juvenil, tamb\u00e9m na Austr\u00e1lia, criado especialmente para unificar as iniciativas de sa\u00fade mental e uniformizar a atua\u00e7\u00e3o eficiente nesta frente.
\n2 – Canad\u00e1
\nPol\u00edtica: O pa\u00eds conta com medidas regionais como o “School Mental Health Ontario” (Sa\u00fade Mental Escolar de Ont\u00e1rio) e o “Children’s Mental Health Ontario” (Sa\u00fade Mental das Crian\u00e7as de Ont\u00e1rio), que funcionam na prov\u00edncia onde fica a capital do pa\u00eds, e o “Mental Health in Schools Strategy – British Columbia” (Sa\u00fade mental em Estrat\u00e9gia Escolar na Columbia Brit\u00e2nica).
\nPara quem: As iniciativas atendem crian\u00e7as e jovens, da pr\u00e9-escola ao ensino m\u00e9dio.
\nComo \u00e9 aplicada: Nos tr\u00eas casos, as medidas atingem a comunidade escolar – alunos, pais e professores – com recursos, ferramentas e forma\u00e7\u00f5es para escolas, a fim de promover sa\u00fade mental aos alunos, e atuando como estrat\u00e9gia de combate ao bullying, para garantir uma conviv\u00eancia mais saud\u00e1vel no ambiente escolar.
\n3 – Chile
\nPol\u00edtica: O “Programa Habilidades para la Vida” (Programa Habilidades para a Vida) existe desde 1998 e \u00e9 comandado pelo Conselho Nacional de Aux\u00edlio Escolar e Bolsas de Estudo.
\nPara quem: Beneficia estudantes da pr\u00e9-escola ao ensino m\u00e9dio e envolve alunos, pais e professores.
\nComo \u00e9 aplicada: O programa \u00e9 adotado em regi\u00f5es de vulnerabilidade econ\u00f4mica e social, com objetivo de melhorar o desempenho escolar, o bem-estar mental e trabalhar habilidades pessoais.
\n“N\u00e3o \u00e9 de estranhar que o Chile tenha sido o pa\u00eds latino-americano mais bem colocado no Programa de Avalia\u00e7\u00e3o Internacional de Alunos (PISA) –avalia\u00e7\u00e3o de desempenho escolar coordenado pela Organiza\u00e7\u00e3o para a Coopera\u00e7\u00e3o e Desenvolvimento Econ\u00f4mico (OCDE) aplicada em pa\u00edses de todo o mundo — em 2018”, diz Samuel Fernandes.
\nPara ele, o hist\u00f3rico do compromisso com a educa\u00e7\u00e3o alinhado ao cuidado com a sa\u00fade mental dos estudantes deveria ser um exemplo para outros pa\u00edses do continente, como o Brasil.
\n4 – Estados Unidos
\nPol\u00edtica: Projeto “Cal-Well”, na Calif\u00f3rnia, “Pol\u00edtica de Sa\u00fade Mental Escolar”, na Carolina do Norte, e “Iniciativa de Sa\u00fade Mental”, de Wisconsin.
\nPara quem: As tr\u00eas pol\u00edticas estaduais visam beneficiar alunos da pr\u00e9-escola ao ensino m\u00e9dio.
\nComo \u00e9 aplicada: Os departamentos de educa\u00e7\u00e3o locais institu\u00edram seus pr\u00f3prios programas a fim de estabelecer a preven\u00e7\u00e3o e promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade mental, al\u00e9m de identificar casos mais graves e sinais de alerta que precisem de aten\u00e7\u00e3o extra de profissionais da psicologia.
\nPara Ana Eliza Albuquerque, doutora em Educa\u00e7\u00e3o e defensora da implementa\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas de sa\u00fade no ambiente escolar, as medidas j\u00e1 apontam uma luz, mas est\u00e3o longe de serem suficientes para reverter a “cultura de viol\u00eancia” que tomou conta dos EUA.
\nEm um pa\u00eds t\u00e3o grande como os EUA, \u00e9 necess\u00e1rio que a na\u00e7\u00e3o identifique e compreenda o problema, e passe a combat\u00ea-lo de maneira coletiva. S\u00f3 nos primeiros 3 meses de 2023, havia mais de um ataque em massa por dia no pa\u00eds. E, quando essa viol\u00eancia acontece muitas vezes dentro da escola, \u00e9 fundamental olhar para pol\u00edticas de preven\u00e7\u00e3o.
\n5 – Finl\u00e2ndia
\nCrian\u00e7as em escola na Finl\u00e2ndia, em 2018
\nReprodu\u00e7\u00e3o Globo Rep\u00f3rter
\nPol\u00edtica: Uma lei de 2014 determina a garantia do bem-estar de estudantes, com foco na sa\u00fade f\u00edsica e mental.
\nPara quem: V\u00e1lida para estudantes da educa\u00e7\u00e3o infantil ao ensino superior.
\nComo \u00e9 aplicada: A legisla\u00e7\u00e3o determina que o governo garanta o bem-estar dos estudantes, criando sistemas de apoio psicol\u00f3gico na escola, al\u00e9m de ter um curr\u00edculo escolar que discuta temas sobre sa\u00fade f\u00edsica e mental. A lei tamb\u00e9m tornou obrigat\u00f3ria a presen\u00e7a de times de sa\u00fade nas escolas do pa\u00eds.
\n“No Brasil, temos o Artigo 196 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal, que diz que a sa\u00fade \u00e9 direito de todos e dever do Estado. Apesar de termos um sistema p\u00fablico de sa\u00fade, ainda enfrentamos falta de profissionais. Muitos n\u00e3o conseguem ser atendidos por um cl\u00ednico geral, que dir\u00e1 por psic\u00f3logo. Ainda h\u00e1 muito a ser feito”, considera Samuel Fernandes
\n6 – Reino Unido
\nPol\u00edtica: O Reino Unido estabeleceu a “Pol\u00edtica de Sa\u00fade Mental e Bem-estar em escolas e universidades” em 2020.
\nPara quem: Alunos e professores das redes de ensino.
\nComo \u00e9 aplicada: O Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o do Reino Unido estruturou a pol\u00edtica com foco na pandemia e retorno \u00e0s aulas, para alunos e professores da rede de ensino dos pa\u00edses do grupo. Entre outras coisas, a pol\u00edtica possibilita atendimentos psicol\u00f3gicos e acompanhamento psicoterap\u00eautico nas escolas.
\n7 – Singapura
\nPol\u00edtica: O governo de Singapura investiu no “Youth mental well-being network” (Rede de Bem-Estar Mental para Jovens).
\nPara quem: Crian\u00e7as e adolescentes do pa\u00eds.
\nComo \u00e9 aplicada: Em um trabalho colaborativo, a iniciativa re\u00fane uma rede de apoio formada por diversos setores governamentais e da sociedade para trabalhar e fortalecer aspectos da sa\u00fade mental e do conv\u00edvio social e familiar dos alunos. Apesar no foco em estudantes, a rede conta com apoio de pais, cuidadores e profissionais da sa\u00fade e do setor social.
\nO projeto ganhou forma e for\u00e7a durante a pandemia, buscando trabalhar resili\u00eancia e bem-estar como partes importantes da sa\u00fade e do desenvolvimento geral dos jovens, tentando minimizar os efeitos do isolamento imposto pela Covid-19.
\n“Apesar de ser uma iniciativa mais voltada para uma conviv\u00eancia saud\u00e1vel na escola, para melhorar o desempenho escolar e otimizar as rela\u00e7\u00f5es, s\u00e3o justamente estes pontos que podem reduzir as chances de um estudante virar um potencial agressor. \u00c9 preciso louvar essas iniciativas e discutir, afinal, como podemos trazer isso para a realidade do nosso pa\u00eds”, avalia Samuel Fernandes.
\nGoverno cria canal de den\u00fancias pra tentar conter ataques a escolas<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Segundo especialistas, intervir por meio de acompanhamento psicol\u00f3gico nas escolas pode ajudar a identificar sinais de alerta, promover rela\u00e7\u00f5es saud\u00e1veis e combater a origem dos atritos. Salas de aula de escola de S\u00e3o Paulo Fl\u00e1vio Florido\/Secretaria da Educa\u00e7\u00e3o do Estado de SP Pa\u00edses como Austr\u00e1lia, Chile, Singapura, Reino Unido, Canad\u00e1,… Continue lendo