Registros dos cartórios locais mostram quais foram os nomes mais escolhidos no estado. Maria Cecília foi o nome mais escolhido no Ceará em 2024
Omar Lopez/ Unsplash
Os nomes de bebês mais registrados no Ceará em 2024 foram Maria Cecília, Maria Alice e Theo. Os dados são do levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
As escolhas que ficaram no topo do ranking entre os cearenses foram diferentes dos nomes mais registrados no Brasil. No país, os três nomes mais recorrentes foram Helena, Miguel e Gael. Maria Cecília, que foi o nome mais escolhido no Ceará, não consta no ranking dos mais escolhidos do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Helena é o nome preferido dos brasileiros na hora de registrar os filhos; veja a lista
2023: Miguel, Helena e Gael lideram lista no Brasil
Confira os nomes mais escolhidos no Ceará:
Maria Cecília (931 registros)
Maria Alice (714 registros)
Theo (707 registros)
Maria Ísis (680 registros)
João Miguel (671 registros)
Miguel (632 registros)
Heitor (623 registros)
Ana Liz (617 registros)
Maite (566 registros)
Ravi (556 registros)
Ao todo, o Ceará teve 103,9 mil registros emitidos nos cartórios do estado até o dia 26 de dezembro.
Em 2022 e em 2023, Maria Alice tinha sido o nome mais escolhido no Ceará. Desta vez, o nome composto apareceu na segunda posição da lista.
Como trocar o nome
O nome do recém-nascido pode ser trocado até 15 dias após o primeiro registro de nascimento. Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.
A legislação também permite, desde 2022, que qualquer pessoa maior de 18 anos altere seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial, bastando se dirigir ao Cartório mais próximo de sua residência.
Para realizar o ato diretamente em cartório de registro civil, é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça à unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, que varia conforme a unidade da federação. Caso a pessoa queira desistir da mudança, deverá entrar com uma ação na Justiça.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: