• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Descubra por que gatos conseguem cair sempre de pé

Como os gatos conseguem cair sempre de pé? Essa pergunta, que parece simples à primeira vista, intriga. Os motivos científicos para a habilidade, conhecida como reflexo de endireitamento felino, remontam aos estudo da física.

Imagem de felino pulando para ilustrar reportagem sobre como gatos conseguem cair sempre de pé

De alguma forma, ainda é um mistério para a comunidade científica como os gatos conseguem cair de pé – Foto: Pixabay

O primeiro a publicar uma pesquisa sobre o assunto foi o cientista francês Antoine Parent, em 1700. O interesse não era apenas entender a queda, mas também pesquisar como objetos grandes e pesados ​​se moviam e giravam e, ao mesmo tempo, caiam em equilíbrio.

Parent sugeriu que um gato em queda livre poderia ajustar a coluna para se virar, de maneira semelhante a um objeto pesado que se inclina na água devido à interação entre a gravidade e força de flutuabilidade.

A ideia era que o gato movesse seu centro de gravidade em relação ao centro de flutuabilidade. No entanto, a flutuabilidade do ar era fraca para influenciar um gato em queda.

A física começou a reconhecer que certas propriedades fundamentais, como a conservação de energia, eram preservadas em qualquer processo físico. Outro conceito foi de conservação do movimento angular.

Essa lei determina que um objeto não pode começar a girar sem que outro gire na direção oposta, como observado quando alguém gira em uma cadeira com rodas e a cadeira reage girando no sentido contrário.

Inicialmente, os físicos acreditavam que um gato não poderia se virar em queda livre sem uma rotação inicial, presumindo que era necessário um empurrão externo para iniciar o movimento.

Imagem de felino caindo para ilustrar reportagem sobre como gatos conseguem cair sempre de pé

Fotografias mostrando que um gato pode se endireitar – Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A teoria foi refutada em 1894, quando Etienne-Jules Marey apresentou fotografias mostrando que um gato pode se endireitar sem momento angular inicial.

Por que gatos conseguem cair sempre de pé?

A descoberta revelou que, ao contrário de corpos rígidos, os gatos podem dobrar e mover partes do corpo independentemente para se virar, o que poderia explicar como gatos conseguem cair sempre de pé.

Em 1935, Rademaker e Ter Braak propuseram o modelo “dobrar e girar”, no qual o gato flexiona a cintura e torce as metades do corpo em direções opostas para corrigir sua orientação.

*Com informações da BBC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.