A cidade de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, segue com a instalação de um sistema de alerta sonoro contra desastres naturais. O município, que possui um longo histórico com enxurradas, busca garantir a segurança da população por meio de estações estratégicas de monitoramento.
Somente em 2023, a cidade contabilizou oito enchentes, que deixaram um rastro de destruição. Há quase quatro anos, Presidente Getúlio também viveu um dos momentos mais tristes de sua história, quando 18 pessoas morreram e outras 1,6 mil foram atingidas.
Sistema de alerta contra desastres avisa moradores em caso de enxurradas
Conforme a Prefeitura Municipal, nesta semana foram instaladas duas estações estratégicas na Serra dos Índios e Serra Vencida. Agora, é aguardado o posicionamento do satélite para entrarem em funcionamento completo.
Na terça-feira (10), o bairro Revólver também recebeu um sistema de alerta contra desastres naturais. Por meio dele, é possível manter uma comunicação rápida com os moradores caso haja situações de risco envolvendo enxurradas e enchentes.
Já na quarta-feira (11), houve um teste da sirene, que faz parte das medidas preventivas, para verificar a eficácia do sistema de alerta sonoro.