Major RD aprendeu a rimar com o amigo, cantor e ator, Xamã. Na época das batalhas de rap, a dupla chegava até as finais junto. Quadro ‘Sou de Favela’ apresenta cantor Major RD, talento que nasceu em Vilar Carioca, na Zona Oeste do Rio
Nascido e criado na comunidade do Vilar Carioca, Rodrigo Freitas Fernandes Moraes, o cantor Major RD, é considerado o orgulho da região. O talento, de 27 anos, é rapper, compositor e já fez show no Rock in Rio.
“Fui criado aqui nesta humilde residência. Andei por essas ruas por muito tempo, jogando bola, fazendo rima. Comecei a fazer rima um pouco mais tarde porque a princípio eu sempre quis ser jogador de futebol”, contou Major RD.
O cantor, não mora mais no Vilar Carioca, mas disse que vive mais na comunidade do que na própria casa. “Eu acordo lá, na minha casa onde eu moro agora e já venho para cá. Aqui estão meus amigos, minha família. Então, para mim, esse é o meu lugar preferido ainda”, revelou Major RD.
Em entrevista ao quadro “Sou de Favela” do RJ1, o cantor disse que no início da carreira foi descoberto por Xamã e outros artistas da cena do rap.
Major RD conta que aprendeu a rimar com Xamã.
Reprodução
“O Rodrigo com certeza é a pessoa mais importante que eu conheci durante a minha carreira, a pessoa que mais me inspirou no início também a continuar, porque ele sempre foi bom. A gente batalhou muito. Ele trabalhava no mercado, no São Jorge e eu ia lá, passar lá para chamar ele para ir para as batalhas. A gente sabia todas as batalhas do Rio, onde eram”, contou Xamã.
Xamã e Major RD nas batalhas de rap chegavam até as finais juntos. Xamã destaca a criatividade, a imposição de voz e a importância do amigo. “Sem ele, não tinha Xamãzinho”, revelou o artista.
Um dos motivos de Major RD para visitar a comunidade do Vilar Carioca, em Campo Grande, é para encontrar sua família
Reprodução/TV Globo
O apoio da família não veio no começo de carreira do talento do Vilar Carioca. “No início eu fiquei assustada, eu não quis. Na hora eu falei para ele: ‘Olha é melhor você arrumar uma profissão” contou a mãe de Major RD, Cristina de Freitas Moraes.
Mas Major RD insistiu no sonho de ser rapper e sem esquecer de onde veio, quis empregar os amigos da comunidade. “Quando a música começou a dar certo para mim, o primeiro pedido que eu fiz para o meu empresário foi que eu pudesse trabalhar com os meus amigos, que já me conhecem, que eu confio”, disse o cantor.
Um dos amigos de Major RD contou que passou a viajar com o artista e conhecer novos lugares que ainda não tinha tido a oportunidade de ir.
Visitar o Vilar Carioca, lugar onde nasceu e cresceu, faz parte da rotina do rapper até hoje. Segundo Major RD, quando ele chega de viagem vai visitar os pais, a filha e os cavalos, por quem também tem paixão.
Rapper Major RD visita lugar onde nasceu e cresce na Zona Oeste do Rio e é tietado por crianças.
Reprodução/TV Globo
Em visita ao salão da comunidade, barbeiro de Major RD conta que o cantor não mudou, que continua humilde. “Aqui é o futuro do Vilar Carioca, a ‘menózada’. É muito louco, porque eu já fui esse menorzinho. Eu via os caras como espelho. É uma responsa muito grande”, disse o cantor ao encontrar crianças do Vilar Carioca que admiram o seu trabalho.
Major RD conta que no início de carreira sentia vergonha de revelar paixão por cavalos.
Reprodução/TV Globo
A comunidade é o lugar onde Major RD volta a ser Rodrigo. Com o dinheiro da primeira música, Major RD comprou um cavalo, antes mesmo de comprar um carro. O amor pelos animais também fez parte de uma obra musical.“Quando eu lancei o meu CD ‘Ascensão do Cisnei Negro’, eu fiz uma turnê e fiz um show no Circo Voador, cheguei lá de cavalo”, contou o artista. Hoje o clipe da música tem mais 60 milhões de visualizações.
O carinho pelos cavalos veio antes da fama e também está presente no trabalho artístico do rapper. “Quando eu estourei no rap, eu já andava de cavalo, eu tinha vergonha de mostrar, achava que a galera ia achar nada a ver”, contou Major RD.
Rapper Major RD veio do Vilar Carioca, comunidade da Zona Oeste do Rio
Reprodução/TV Globo