Após risco de colapso em sistema de saúde de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, o Município convocou mais 54 profissionais aprovados em concursos da Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme a Prefeitura de Itajaí, ao todo, foram 39 vagas para médicos de diversas especialidades, sendo clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, reumatologista, oftalmologista e para a Estratégia Saúde da Família (ESF).
Além disso, foram chamados enfermeiros e técnicos em enfermagem, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde.
O Município ainda divulga que, nas próximas semanas, mais 48 profissionais de saúde aprovados nos concursos devem ser chamados para assumir cargos no Município.
Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde está montando uma junta para certificação das deficiências dos profissionais que serão convocados. Após esse processo, devem ocorrer as demais nomeações.
Chamamento de profissionais da saúde iniciou em junho
O chamamento dos profissionais aprovados em concursos da Saúde iniciou em junho deste ano. Um total de 39 profissionais já assumiram cargos em unidades do município.
Entre eles, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, terapeuta ocupacional, agente de combate às endemias, atendentes de unidade de saúde, médicos especialistas e cirurgiões dentistas.
O Município ressalta que os profissionais aprovados nos concursos podem solicitar prazo de até 40 dias para assumir o cargo, o que impede uma reposição imediata nas unidades de saúde.
Risco de colapso na saúde de Itajaí
Em outubro, uma comissão de profissionais da saúde aprovados em concurso havia alertado em nota sobre um possível colapso no sistema de saúde do Município nos próximos meses.
“A prefeitura tem convocado apenas uma fração dos aprovados no concurso. O número de convocações é quatro vezes menor do que a quantidade de terceirizados atuando na área, o que, na nossa visão como profissionais, agrava ainda mais a situação”, disseram em nota.
No dia 4 de novembro, o ex-secretário de Saúde do Município, Emerson Duarte, pediu exoneração do cargo. Quem assumiu interinamente o cargo foi a enfermeira Dulcinéia Ramos Michels.
Ela tem 27 anos de serviço público, sendo quase 8 anos no município. É formada em Enfermagem pelo Centro Luterano de Ji-Paraná e é também bacharel em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins.