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Comerciantes ampliam promoções da Black Friday por uma semana para atrair clientes em Boa Vista


Tradicionalmente, as promoções da Black Friday ocorrem na última sexta-feira de novembro, mas, em Boa Vista, lojistas apostaram na “Black Week”. Data deve movimentar R$ 11,4 milhões, conforme estimativa da Fecomércio. Consumidores são atendidos durante as promoções de Black Friday em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
💰 A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29), é o dia tradicional onde as lojas promovem descontos diferenciados. Mas, em Boa Vista, os comerciantes decidiram dobrar, ou melhor, multiplicar por 7 a aposta e estender as promoções por toda a semana. As ofertas em alguns estabelecimentos ocorem até domingo (1º), movimentando a economia na capital.
Nesta sexta, no “dia D” da Black Friday, o g1 esteve em três grandes centros de comércio populares na cidade, entre Centro e Zona Oeste. Pela manhã, o movimento de clientes estava baixo em comparação à anos anteriores. No entanto, segundo os lojistas, isso ocorreu porque os consumidores se distribuíram ao longo dos outros dias de promoções.
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Promoções de Black Friday em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
A ideia de fazer uma “Black Week” (semana de ofertas) foi para evitar o grande número de pessoas em um só dia, formando grandes filas. É o que explica Pedro Turriel, de 42 anos, gerente financeiro geral de uma loja no bairro Aeroporto, zona Oeste. Ainda assim, o estabelecimento registrou filas nessa quinta-feira (28) de clientes em busca de produtos com preços baixos.
“A nossa ideia foi evitar horas em filas, mas mesmo assim a demanda é alta. Ontem, por exemplo, estive operando caixa em uma das lojas, algo que nossa equipe faz para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera dos clientes. Nossa prioridade é oferecer uma boa experiência a todos”, disse.
Anúncio de promoções de Black Friday em Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
A Black Friday de 2024 deve movimentar R$ 11,4 milhões no comércio roraimense, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Os números têm com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
🤑 A data de liquidações nasceu nos Estados Unidos, onde consumidores garimpam produtos com enormes descontos no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças e foi adotada em outros países, como Brasil.
🛒 ‘Fluxo de cliente mais organizado’
Pedro Turriel, 42 anos, é gerente financeiro geral de uma loja no bairro Aeroporto, em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
Este é o terceiro ano de promoções da Black Friday na loja em que Pedro é gerente. De acordo com ele, o primeiro ano, em 2022, foi tímido e só foi cresceu à medida em que os anos foram passando. Em 2023, foi registrado o maior fluxo de clientes. Por isso, a loja sentiu a necessidade de ampliar os dias de promoções. Tudo é organizado para esta temporada.
“Algumas negociações e compras de produtos, especialmente os feitos diretamente com fornecedores na China, acontecem com até um ano de antecedência”, explicou gerente.
Emerson Timbó, estudante de 20 anos aproveitou a Black Friday para comprar uma bicicleta
Nalu Cardoso/g1 RR
O estudante Emerson Timbó, de 20 anos, foi quem aproveitou as promoções para comprar a sonhada bicicleta para praticar esportes e ir ao trabalho. A ideia era adquirir também outras coisas, mas ele estudante não encontrou “promoções boas”.
“Vim comprar a bicicleta que é para ir trabalhar. Pensamos em comprar algo na seção de doces, mas achamos os preços um pouco altos, então vamos deixar para outra oportunidade. Pesquisei em outras lojas antes e vi que aqui estava mais em conta. É uma bicicleta grande, boa, e o preço realmente compensou”, afirmou.
Já Anderson Pereira, de 32 anos, é gerente da loja de calçados localizada no Centro conhecida pelo intenso fluxo durante Black Friday. Em 2019, as promoções fizeram o público boavistense lotar a frente do estabelecimento. Este ano, a loja também aderiu à Black Week e isso fez com as vendas fossem tão boas que a meta foi batida antes mesmo desta sexta.
Anderson Pereira, de 32 anos, gerente da loja de calçados no Centro de Boa Vista
Nalu Cardoso/g1 RR
“Este ano, resolvemos antecipar as ações e abrir as promoções com horário regular, sem a tradicional abertura à meia-noite. Essa mudança foi um sucesso e já conseguimos bater nossa meta principal, o que superou nossas expectativas”.
“Essa antecipação se mostrou muito eficaz, pois o fluxo de clientes foi maior e mais organizado. Desde o início das promoções, percebemos uma grande procura, com clientes aproveitando desde o primeiro dia com o fluxo de clientes mais organizado”, destacou o gerente.
Eleuziani Santos, de 41 anos, é professora e procura promoções de sapatos
Caíque Rodrigues/g1 RR
Quem aproveitou as promoções foi a professora Eleuziani Santos, de 41 anos. Como não guardou muito dinheiro para este dia, ela não abriu mão de pesquisar e comprar os preços.
“Guardei pouco dinheiro. Mesmo assim, viemos aqui porque, geralmente, nessa época, a loja coloca alguns itens com preços muito bons. Todo ano venho e, geralmente, encontro algo que vale a pena. Inclusive, já escolhi um item e estou só esperando a vendedora trazer”, contou a professora.
🛍️ Data esperada pelos lojistas
Black Friday em loja de roupas no bairro Buritis, em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
A loja em que Herick Calai, de 37 anos, é gerente, localizada no bairro Buritis, se preparou com antecedência para as promoções da Black Friday. O clima é tanto que até as roupas expostas na vitrine são da cor preta — em alusão ao “black” do nome.
“Já estávamos nos preparando há alguns dias para esse momento. Durante a semana, etiquetamos todas as roupas para facilitar para o cliente. Assim, ele já encontra os preços facilmente ao chegar na loja”, contou.
Herick Calai, de 37 anos, é gerente de uma das lojas do Buritis, em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
O esforço é conjunto entre os funcionários da loja e as expectativas são altas. Desde o início da semana o fluxo de clientes foi grande. Ele conta que as promoções mais procuradas são de vestidos por parte de mulheres. As promoções da loja vão até domingo.
“A expectativa é que hoje tenhamos um bom número de clientes. Ontem, a procura já foi grande, com muitas pessoas dizendo que retornariam hoje. Embora a Black Friday seja tradicionalmente na sexta, percebemos que a semana toda é movimentada, com clientes procurando promoções”.
“Decidimos ampliar o horário de atendimento e ficaremos abertos até domingo, pensando nas pessoas que não têm tempo durante a semana ou evitam o movimento maior de sexta e sábado. Domingo é um dia mais tranquilo, e queremos oferecer essa opção”, explicou ao g1.
Jeane Sousa, de 31 anos, é agente comunitário de saúde em Uiramutã
Caíque Rodrigues/g1 RR
Jeane Sousa, de 31 anos, é agente comunitária de saúde no município de Uiramutã, Norte de Roraima, e aproveitou que está na capital para pesquisar promoções para ela e também para a família.
“Minha sobrinhas vieram ontem aqui, disseram que tinha bastante promoção mas não conseguiram comprar tudo porque a fila estava enorme, e já era tarde. Então, vim hoje para ver se ainda sobrou alguma coisa”.
“Quero comprar panela de pressão e algumas outras coisas que elas pediram. Elas não puderam vir porque estão trabalhando, mas a gente quer encontrar né essas promoções boas”, disse a agente.
📉 Movimento na economia roraimense
Black Friday em Boa Vista, foi “promovida” à Black Week
Caíque Rodrigues/g1 RR
Na análise da assessoria econômica da Federação do Comércio, o valor de R$ 11,4 milhões é o “maior da série histórica”. Desde sua incorporação ao calendário varejista em 2010, a data se consolidou como uma das principais do setor, ganhando relevância. Em Roraima, se a gente comparar as vendas com o ano passado, teremos um aumento real de 4,5% no comércio”, complementa o economista Fábio Martinez.
Ainda de acordo com os números da CNC, os segmentos de eletroeletrônicos, utilidades domésticas, de móveis e eletrodomésticos devem representar 46% da movimentação financeira prevista, o que corresponde quase metade das vendas previstas. Além desses setores, os ramos de hiper e supermercados, de vestuário, calçados e acessórios também devem se destacar em 2024.
“Apesar do crescimento previsto, o comércio enfrentará alguns desafios este ano, incluindo a desvalorização do real frente ao dólar, que já ultrapassou R$ 5,80 por US$ 1,00, aumentando o custo das mercadorias importadas. Além disso, uma outra preocupação é o encarecimento do crédito que pode reduzir o acesso dos consumidores a bens de maior valor e aumentar o nível de endividamento das famílias roraimenses”, acrescenta o assessor econômico da Federação do Comércio em Roraima.
O levantamento da CNC monitorou as variações de preços dos itens mais buscados na Black Friday, nos últimos 40 dias. Cerca de 55% dos produtos analisados apresentaram tendência de redução de preços, especialmente ventiladores e tênis femininos, que registraram quedas de até 15% e 13%, respectivamente.
A data já é a quinta mais importante do varejo, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
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