O zinco é um dos minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Quando seus níveis estão baixos no organismo pode ocorrer sérios danos ao corpo, como perda de cabelo, diarreias e atraso do crescimento. Você sabe qual é a quantidade de zinco que você deve consumir por dia para evitar esses problemas?
Qual a importância do zinco no corpo?
O zinco é muito importante para a manutenção da saúde do corpo, pois apoia a imunidade, alivia a inflamação e afeta a saúde dos cabelos, pele e unhas. Além disso, o mineral participa da síntese de insulina e afeta diretamente a percepção do paladar.
Quando em níveis adequados, o zinco aumenta a fertilidade, acelera a cicatrização de feridas e reduz o risco de infecções de pele. O mineral é importante, principalmente para crianças e adolescentes, promove o crescimento e o desenvolvimento do corpo.
Qual é a quantidade de zinco que você deve consumir por dia de acordo com seu gênero e idade
A quantidade a se ingerir do mineral pode variar muito, por exemplo, adultos precisam de 8 a 11 mg por dia, enquanto gestantes precisam de 12 mg. Veja qual a quantidade de zinco que você deve consumir por dia baseando-se em sua idade abaixo.
Confira a lista completa:
- 2 mg: recém-nascidos e lactentes até 6 meses de idade;
- 3 mg: crianças até 3 anos;
- 5 mg: crianças de 4-8 anos;
- 8 mg: crianças de 9-13 anos;
- 9 mg: meninas de 14 a 18 anos;
- 11 mg: meninos de 14 a 18 anos;
- 8 mg: mulheres adultas;
- 11 mg: homens adultos;
- 12 mg: gestantes;
- 13 mg: mulheres que amamentam.
É importante ressaltar que a deficiência de zinco não é comum e geralmente não precisa fazer uso de suplementação. Apenas use suplementos com o acompanhamento de um especialista, pois seu excesso no corpo pode causar náusea, diarreia, dor abdominal, problemas de apetite, vômito e dor de cabeça.
Como saber se estou com falta de zinco?
De acordo com a nutricionista Érica Silva, os sintomas são muitos, mas os mais comuns são: infecções frequentes, diarreia, cicatrização lenta, perda de apetite, distorções no sabor dos alimentos, queda de cabelo, pele seca e rachada, fadiga e muitos outros.
Para confirmar a deficiência de zinco no corpo é preciso fazer exames de sangue e passar por uma consulta com um médico especialista, como um nutrólogo. Jamais faça automedicação!
Alimentos fontes de zinco
Geralmente, a alimentação consegue suprir as quantias de zinco que devem ser consumidas por dia. Alguns alimentos ricos são:
- Carnes;
- Peixes;
- Grãos integrais;
- Nozes;
- Sementes de abóbora;
- Lentilhas;
- Brócolis;
- Tomates;
- Feijão.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.