Frases serão coletadas em um formulário, que fica aberto até o dia 30 de setembro. Iniciativa entra na programação dos ’21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres’. Prédio da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Davi Negri/Câmara Municipal de Piracicaba
Frases como “mulher no volante, perigo constante”, “coisa de mulherzinha” e “lugar de mulher é na cozinha”, presentes no vocabulário popular e muitas vezes propagadas no dia a dia, devem compor o “Dicionário de Expressões Machistas”, criado pela Câmara Municipal de Piracicaba (SP). O objetivo, segundo o órgão legislativo, é conscientizar sobre expressões e ditos populares que reforçam o machismo historicamente presente na sociedade.
Qualquer pessoa pode enviar sugestões e exemplos de frases por meio do formulário, que ficará aberto até o dia 30 de setembro. O material coletado será compilado e lançado em formato on-line, em novembro, como parte da programação dos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
O dicionário foi proposto pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, em uma reunião com entidades ligadas à Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba, realizada em janeiro deste ano.
“Quando desmontamos a estrutura de certas expressões e avaliamos sua semântica e formas de uso dentro dos mais variados contextos sociais, quase sempre revelamos um discurso ideológico que tem em si, implicitamente, o machismo estrutural e a misoginia”, diz a vereadora Rai de Almeida (PT), uma das Procuradoras Adjuntas envolvidas no projeto.
Falas enraizadas
Além de reunir as frases sugeridas pela população, o “Dicionário de Expressões Machistas” também trará explicações sobre o significado e origem de cada uma, explorando o teor de machismo que a expressão carrega.
“Muitas vezes, a pessoa não se considera machista, mas ela fala algumas coisas, em forma de piada ou brincadeira, que carrega esse teor. A ideia é pegar essas frases e explicar o que cada uma quer dizer, para aumentar a conscientização das pessoas e contribuir para acabar com a violência contra a mulher”, explica João Scarpa, assessor-chefe do gabinete da vereadora Silvia Morales (PV), também uma das Procuradoras Adjuntas da iniciativa.
Futuramente, conforme as frases forem sendo recebidas, os gabinetes pretendem fazer versões atualizadas do dicionário ou, até mesmo, uma versão impressa, conforme informou a Câmara Municipal.
*Sob a supervisão de Gabriella Ramos.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Câmara de Piracicaba planeja ‘Dicionário de Expressões Machistas’ para conscientizar sobre violência contra a mulher
Adicionar aos favoritos o Link permanente.