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Motivação e Resultados: como ter uma performance profissional de alto nível

A Consultora em Gestão de Pessoas da DHO Consultoria, Ana Luisa Moro, explica as estratégias essenciais para alcançar excelentes resultados no trabalho e manter a motivação Quando o assunto é resultado, todas as empresas se deparam com a seguinte questão: Como potencializar resultados e obter profissionais de alta performance?
Em gerações anteriores, o resultado era tratado como o motivo para o trabalho, como a mola propulsora de grandes feitos e conquistas em âmbito profissional. Os reconhecimentos e políticas de incentivos eram condicionados àqueles profissionais que já exerciam suas funções e apresentavam resultados invejáveis.
Para aqueles que o propósito não estava definido e a performance estava abaixo do esperado, restavam as políticas de feedback negativos, planos de desenvolvimento para a busca pela melhora constante e um possível desligamento.
Com mudanças sociais, econômicas e das gerações que foram se adaptando, a mola propulsora passa ser a motivação, e como consequência temos resultados acima da média. Aristóteles afirmava que a felicidade é o bem maior desejado pelo ser humano, portanto, como alcançar felicidade no trabalho?
E agora a pergunta se transforma:
Como motivar os funcionários, para que os mesmos estejam felizes e os resultados alcancem os ideais estabelecidos pelas organizações?
Passamos da equação: Resultado -> Felicidade.
Evoluindo para: Motivação -> Felicidade -> Resultado.
Mesmo após mudanças no contexto social e na evolução de estudos, as empresas ainda têm a percepção de que a felicidade é a recompensa do resultado. Primeiro a cobrança de um trabalho duro, árduo, para que o sucesso e felicidade sejam consequências.
Na última década, no entanto, uma série de pesquisas têm mostrado que a ordem da equação mudou. A felicidade no trabalho está se tornando tão relevante que algumas empresas têm criado uma função, Chief Happiness Officer (CHO), para que a missão de tornar os funcionários felizes seja cumprida. Nesta missão, implica-se a necessidade de conseguir despertar em cada um de seus colaboradores o pertencimento, a vontade de agir por um propósito maior, que em casos organizacionais será norteado pela organização em questão.
Estamos nos preocupando de que forma motivamos as pessoas nas organizações?
Talvez este seja o momento de analisarmos as nossas práticas organizacionais relacionadas às pessoas nas organizações. E para que a mudança aconteça, precisamos iniciar através de mudanças motivacionais, para que o resultado seja uma consequência. Algumas ações que as empresas podem fazer neste sentido são:
Definir o propósito da organização e consequentemente das pessoas que fazem parte da organização;
Transformar o resultado em consequência, para que a motivação seja o caminho para alcançar
Definir políticas que aproximem seus colaboradores do propósito, para que haja motivação e o resultado seja diferente.
Como a DHO pode ajudar sua empresa?
Há mais de 14 anos no mercado, a DHO Consultoria já ajudou a impulsionar o crescimento de mais de 500 empresas de pequeno e médio. Com experiência em vários segmentos, a empresa conta com um time de especialistas em gestão de pessoas, financeira, comercial, marketing, dentre outras áreas para encontrar as soluções personalizadas para cada negócio.
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