Consumidores que compraram viagens pela Hotel Urbano receberam o aviso da empresa que não há disponibilidade de data após tudo pago; advogado orienta a buscar solução na Justiça. Moradores de região relatam prejuízo após compra de passagens com empresa de tecnologia
Moradores da região de Campinas (SP) relatam prejuízos após compras de pacotes de turismo com uma empresa de tecnologia. Segundo os consumidores, a Hotel Urbano não tem cumprido os prazos e descumpre, inclusive, decisão judicial que determina a marcação de viagens.
Em um site de reclamações na internet, a Hurb, como a empresa também é conhecida, foi alvo de 29,5 mil reclamações nos últimos seis meses. À EPTV, a companhia defende que os casos relatados são de pacotes com data flexível, sem garantia de embarque – veja posicionamento completo mais abaixo.
Em um dos casos, um casal de Campinas pagou em 2022 o valor de R$ 5,9 mil por uma viagem para a Alemanha, mas a empresa informa agora que não há datas disponíveis para os voos.
“Quando chegou em fevereiro deste ano, enviaram e-mail falando que não tinham achado voo disponível na data. Só que já tinha pedido férias. E férias nas empresas você pede com oito meses, seis meses antes. Foi tudo por água abaixo, e agora não sei o que fazer. Terça-feira eu volto a trabalhar”, conta a enfermeira Maria Tupinambá.
Enfermeira mostra pacote adquirido e pago, mas que empresa informar agora não ter data de voo disponível
Reprodução/EPTV
O marido dela, o advogado Celso Tupinambá, disse que procurou a empresa de todas as formas possíveis, e teve de recorrer a Justiça para garantir a viagem, contratada para celebrar 25 anos de casamento.
A liminar obtida no início de março determina que a Hotel Urbano marque a data da viagem, sob pena de multa de R$ 500 por dia, mas passado um mês, a ordem judicial segue sendo descumprida. “São mais de 370 (reclamantes) só aqui no estado de São Paulo”, conta Celso.
O dono da Hotel Urbano chegou a fazer um pronunciamento sobre casos em 2022, mas minimizou o problema, alegando que representava apenas uma pequena parcela do total de clientes atendidos.
O que fazer?
O advogado Pedro Henrique Bellini de Melo orienta que os clientes que compraram os pacotes da empresa e não tiveram a viagem marcada podem recorrer à Justiça para reaver o dinheiro ou ainda exigir o cumprimento do contrato.
“E eventualmente perdas e danos, se houve algum valor perdido, se houve um dano maior causado pelo descumprimento de contrato, isso pode ser exigido”, explica.
O que diz a empresa?
Em nota, a Hotel Urbano informou que os casos mostrados na reportagem se tratam de pacotes de data flexível, em que não é possível garantir uma data específica para viagem no momento da compra. Essas tarifas promocionais excluem períodos considerados de alta temporada e também feriados. Ou seja, segundo a empresa, o consumidor não consegue embarcar nessas datas.
A Hurb destaca que na hora de comprar o pacote, o viajante preenche um formulário com sugestões de data, e a companhia “tenta priorizar esse período e quando não é possível cumpri-lo são enviadas outras opções”. Essas informações, segundo a empresa, constam no regulamento.
A Hurb se comprometeu a seguir as obrigações dos pacotes adquiridos pelos entrevistados e informou ainda “que preza pela escuta ativa e cuidado com o público e está à disposição dos clientes para esclarecer dúvidas”.
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