Dados são da Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Mais de 800 famílias já saíram de abrigos em Rio Branco
Val Fernandes/Asscom
O nível do Rio Acre segue baixando e marcou 10,73 metros às 12h desta sexta-feira (14), chegando a uma cota bem abaixo da de alerta e transbordo – 13,50 metros e 14 metros, respectivamente. Com isso, alguns abrigos já começaram a ser desmontados, ficando como referência apenas o maior deles montado no Parque de Exposições Wildy Viana.
Leia mais:
Seis vezes acima dos 17 metros: veja as maiores enchentes da história de Rio Branco desde 1971
Após uma forte enxurrada que alagou diversos bairros de Rio Branco no dia 23 de março de 2023, o nível do Rio Acre saltou dos 9,76 metros para 14,65 metros no mesmo dia. Pelo menos 75 mil pessoas foram atingidas, 42 bairros alagados e mais de 3,3 mil famílias que precisaram ser levadas a abrigos públicos.
No total, mais de 15,4 mil moradores tiveram que deixar suas casas por conta da cheia do manancial. Além disso, 27 comunidades rurais ficaram isoladas, com 7,5 mil pessoas de mais de 1,8 mil famílias.
O coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, informou que mais de 800 famílias já saíram dos abrigos de volta para suas casas ou para o aluguel social.”Ainda temos em torno de 200 a 250 famílias em abrigos, o maior dos abrigos que é no parque de exposição, acredito que até o final de semana fique ainda mais de 100 famílias em abrigos”, disse.
Falcão disse ainda que não há previsão de que o rio suba novamente em níveis como dias anteriores famílias já saíram dos abrigos de volta para suas casas ou para o aluguel social.”Ainda temos em torno de 200 a 250 famílias em abrigos, o maior dos abrigos que é no parque de exposição, acredito que até o final de semana fique ainda mais de 100 famílias em abrigos”, disse.
Falcão disse ainda que não há previsão de que o rio suba novamente em níveis como dias anteriores e que agora as ações se concentram na recuperação das áreas e suporte às famílias atingidas.
“Continuamos com o monitoramento, fazendo vistorias de casa, atendendo com benefícios e muito trabalho de reconstrução, desobstrução de vias, pontes, passarelas, ou seja, muito trabalho”, finaliza.
VÍDEOS: g1
Mais de 800 famílias já foram retiradas de abrigos em Rio Branco após vazante do Rio Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.