• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Café pode melhorar desempenho em atividades físicas e concentração intelectual; entenda


Pesquisas demonstram que a bebida traz benefícios para a saúde, quando ingerida de forma correta. Café pode melhorar desempenho em atividades físicas e concentração intelectual; entenda
Reprodução JN
Quando o assunto é café, é difícil encontrar quem não goste de tomar uma xícara logo pela manhã. Tem também aqueles que bebem antes de fazer alguma atividade física ou intelectual. Pesquisas demonstram que a bebida traz benefícios para a saúde, quando ingerida de forma correta.
Segundo o doutor em Nutrição Humana Aplicada, Sinézio Inácio da Silva Júnior, que também é professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), pelo efeito da cafeína, o café promove o aumento no metabolismo e pode colaborar para a queima de gordura e melhor desempenho em atividade física e de concentração intelectual.
Café pode melhorar desempenho em atividades físicas e concentração intelectual; entenda
Divulgação/Cocapec
De acordo com o professor, pesquisas apontam que a cafeína ingerida de 15 a 60 minutos antes da atividade física pode melhorar o desempenho. Isso porque, além de ajudar na queima de gordura, a substância promove maior capacidade de aproveitamento do oxigênio respirado, gerando consequentemente um efeito colaborativo com a dopamina e adrenalina.
“O poder de contração muscular aumenta e pode ser sustentado por mais tempo e de modo mais eficiente, retardando o cansaço”, explicou.
O café também pode ajudar a melhorar a memória de curto prazo, deixando quem consome a bebida mais alerta e concentrado.
Dosagem ideal
De acordo com Sinézio, o café é uma bebida rica em compostos bioativos que podem trazer benefícios ao nosso corpo quando aliado a uma dieta variada e saudável. Além de melhorar o desempenho em atividades físicas e intelectuais, o consumo dele pode ser promissor contra algumas doenças como diabetes tipo 2, cálculos biliares, mal de Parkinson e demência.
‘Também há associações com diminuição de doenças do fígado, como fibrose, cirrose e câncer”, disse.
Café pode melhorar desempenho em atividades físicas e concentração intelectual; entenda
Getty Images via BBC
Porém para aproveitar estes benefícios é preciso estar atento à quantidade de café que se toma ao longo do dia. O ideal é que ela seja evitada 4 horas antes do momento de dormir para não prejudicar o sono.
“A quantidade de cafeína no produto depende do tipo do grão, torra e modo de preparo. Mas os efeitos são obtidos a partir de 3 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Traduzindo em xícaras (das pequenas brasileiras), seriam de 2 a 3 xícaras de 15 a 60 minutos antes da atividade”, exemplificou.
Mas atenção! Grávidas e lactantes possuem restrições para o consumo da bebida.
Como a cafeína pode vencer a barreira placentária e passar para o feto, ela pode prejudicar o desenvolvimento fetal e aumentar risco de aborto.
“Bebês indevidamente expostos à cafeína, muitas vezes desde o útero, podem ter quadros de irritabilidade, prejuízo de sono e mesmo síndrome de abstinência”, alertou.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.