Cineclube mais antigo em atividade no Brasil celebra data com apresentação de ‘O Samurai’ (1967), de Jean-Pierre Melville. Clube de Cinema de Porto Alegre comemora 75 anos com sessão especial
Há exatos 75 anos, jornalistas, intelectuais e amantes do cinema se reuniram em Porto Alegre para criar um clube de cinéfilos, que se encontrariam a partir dali para assistir e conversar sobre filmes. Entre eles, estava o poeta Mario Quintana. Nesta quinta (13), o Clube de Cinema de Porto Alegre (CCPA), considerado por seus membros o mais antigo clube do tipo no Brasil, comemora seu aniversário com um evento especial.
A data será celebrada com um coquetel na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), às 19h, seguido de uma sessão do filme “O Samurai” (1967), de Jean-Pierre Melville, estrelado por Alain Delon, na Sala Paulo Amorim, que fica na CCMQ, às 20h. No sábado (15), uma sessão no Espaço de Cinema, no Bourbon Shopping Country, exibirá um filme surpresa.
Os dois encontros são gratuitos e abertos para o público, sem necessidade de associação. Para o evento desta quinta (13), no entanto, é necessário fazer reserva enviando mensagem para o perfil do CCPA no Instagram. Há poucas vagas. Já para a sessão de sábado (15), não é necessário reservar lugar.
“O Clube de Cinema foi fundado em 1948, numa época em que havia muitos cinemas de rua em Porto Alegre, então o espaço cultural da cidade era muito vasto. A ata de fundação tem nomes como Paulo Fontoura Gastal e Mario Quintana, então é um clube que representa muito a cidade de Porto Alegre. Passar 75 anos batalhando e vencendo as mídias digitais, o streaming, e tudo mais, e fortalecendo o espaço do cinema, não só o filme, mas o cinema, é uma grande conquista para todos os porto-alegrenses”, avalia Pedro Wortmann, um dos diretores do CCPA.
Primeiros registros do Clube de Cinema de Porto Alegre estão registrados em livro; reuniões inaugurais contaram com a presença do poeta Mario Quintana (foto à direita)
Reprodução
Para se tornar membro do CCPA, é cobrada uma anuidade de R$ 180. Atualmente, o clube oferece sessões semanais, todos os sábados, às 10h15min, em uma das salas associadas (Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários, Cine Farol Santander, Cinemateca Capitólio, Espaço de Cinema Bourbon Country e Sala Redenção, na UFRGS). Também são promovidas sessões especiais em algumas noites de terça-feira ou manhãs de domingo.
De acordo com os diretores do clube, são priorizados nas sessões lançamentos das salas parceiras, filmes experimentais, ciclos temáticos e resgate de grandes clássicos. Também são realizadas sessões especiais de encontro com diretores e artistas, além de cafés depois das sessões.
“Recebemos vários diretores gaúchos. A produção cinematográfica do RS é extensa e histórica. Ao apresentar o seu filme, eles acabam debatendo sua produção cinematográfica, enriquecendo tanto para a plateia, quanto para diretores e roteiristas”, diz Wortmann.
O filme
O filme escolhido para a sessão de aniversário, nesta quinta, é “O Samurai”. Um dos grandes clássicos do cinema francês, o longa de Jean-Pierre Melville narra a história de um assassino profissional solitário e metódico que se vê enredado em uma complexa teia de conspirações.
Alain Delon, que interpreta o protagonista, entrega uma performance brilhante e icônica, tornando a exibição da obra também uma homenagem a esse grande ator.
O coquetel antes do filme contará com homenagens a algumas personalidades que tornaram essa história possível e longeva.
Clube de Cinema oferece sessões semanais, todos os sábados, às 10h15min, salas associadas de Porto Alegre
Carlos Eduardo Lersch/Acervo CCPA
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Clube de Cinema de Porto Alegre comemora 75 anos com sessão especial
Adicionar aos favoritos o Link permanente.