• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Curvelo registra três mortes por chikungunya


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estes são os primeiros óbitos registrados no município em 2023. Curvelo registras três mortes por chikungunya
Lorena Lemos
A Secretaria de Saúde de Curvelo confirmou nesta segunda-feira (17) três mortes por chikungunya no município.
As vítimas são duas mulheres e um homem, de 67, 74 e 87 anos. Todos tinham enfermidades preexistentes e comorbidades como doença renal crônica, problemas cardíacos e um dos pacientes havia passado por tratamento oncológico. Dados como data de internação e de óbito não foram revelados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estes são os primeiros óbitos registrados pela doença no município em 2023.
Em nota, a prefeitura de Curvelo afirmou que está empenhada em eliminar os focos que contribuem para a proliferação do Aedes aegypti e também pede a colaboração da população na luta contra o mosquito (leia abaixo, na íntegra).
Segundo os dados do painel de monitoramento de casos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), em 2023, Curvelo registrou 940 notificações suspeitas para chikungunya. Desse total, 146 pessoas testaram positivo.
Leia na íntegra a nota que a prefeitura de Curvelo encaminhou ao g1:
“Em Curvelo tivemos três (3) óbitos suspeitos para Chikungunya. Dois deram resultado positivo e um negativo. Contudo, por análise clínica e critérios preestabelecidos foi verificado sintomas da Chikungunya. Assim, o município segue a decisão médica local, informando digitalmente o Estado de Minas Gerais, que agora fará a análise final dos documentos e exames. Infelizmente, todos os três pacientes, de 67, 74 e 87 anos, respectivamente, possuíam doenças preexistentes e comorbidades como doenças renais crônicas, cardíacas e um dos pacientes realizou tratamento oncológico. Em 2023 tivemos extenso período chuvoso que contribuiu com a alta dos casos suspeitos e confirmados de Dengue e Chikungunya. Analisando os dados da Secretaria de Estado de Saúde, o número de casos prováveis está em brusca queda nos últimos 10 dias. A Prefeitura de Curvelo, através da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes de Vigilância Ambiental em Saúde, está empenhada e concentrando todos os esforços para a eliminação de focos, conscientização e trabalho preventivo junto à população. Pedimos a colaboração de todos os cidadãos para que realizem a limpeza de seus lotes e quintais, além de ficar atentos para eliminar todos os possíveis criadores do Aedes Aegypti. Prevenir é uma responsabilidade de todos nós.”
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.