• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Instituto EP realiza encontro com educadores de Mococa sobre boas práticas no ensino fundamental


Encontro gratuito será na quinta-feira (20), às 14h, na Secretaria Municipal de Educação. Interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line ou pelo WhatsApp. Instituto EP realiza encontro com educadores de Mococa sobre boas práticas no ensino fundamental
Luciano José Marchiori Zanollo
O Instituto EP realiza em Mococa (SP) na quinta-feira (20) uma Roda de Conversa com gestores, professores e educadores para discutir as boas práticas no ensino fundamental.
O encontro gratuito e com vagas limitadas começa às 14h na Secretaria Municipal de Educação (Praça Madre Caprini, 87).
Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line ou pelo WhatsApp IEP: (19) 99700-3437.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A mediação é de Cynthia Trepodoro, gestora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação de Mococa, com 24 anos de atuação na educação do município.
Os participantes irão discutir projetos e iniciativas locais no ensino fundamental, capazes de fazer a diferença e promover o avanço da educação.
Roda de Conversa
A Roda de Conversa é promovida pelo Instituto EP, com produção da Oceano Azul e Girassol Caminhos Criativos.
Este é o quarto evento do ano. O primeiro ocorreu em Cosmópolis (SP) e, na sequência, em Poços de Caldas (MG) e Campinas, mediados por profissionais referência na área de educação.
A Roda é uma das etapas preparatórias do “2º Fórum Diálogos na Educação”, evento on-line com transmissão ao vivo que será realizado pelo Instituto EP no dia 25 de maio.
Projetos
O Instituto atua há mais de 20 anos com educação, por meio de apoio a diferentes projetos – muitos deles interrompidos durante a pandemia. Ao retomá-los, levantou junto a educadores problemas que se mostraram comuns a todos.
“Nesse momento entendemos que o Instituto, por pertencer a um grupo de comunicação, é capaz de conectar poder público, iniciativa privada, secretarias de educação, profissionais da educação e diversas outras áreas, permitindo o diálogo e a troca sobre práticas na educação que já ocorrem dentro das escolas”, explicou Renata Coutinho Nogueira, Conselheira do Instituto EP.
Diálogos na Educação
O Fórum Diálogos na Educação, que teve sua primeira edição no ano passado em Campinas e São Carlos (SP), é fruto da vocação do Instituto EP.
“Entendemos que o Fórum é um espaço para esse diálogo. Ao conectarmos as boas práticas dos educadores, mostramos a todos quem está conseguindo realizar um bom projeto e como é possível fazer algo semelhante em outras escolas, alcançando as mudanças necessárias para uma educação de qualidade.
É importante que os educadores enxerguem uma espécie de farol nas experiências apresentadas. Se a escola pública que possui o mesmo modelo, com verba semelhante, pode realizar um projeto, é possível fazer em outras também”, disse Renata.
Pedagogia da escuta
A mediadora da Roda em Mococa, Cynthia Trepodoro, explicou que a educação na rede municipal vem trabalhando com pesquisas sobre experiências baseadas na pedagogia da escuta e da participação.
“O objetivo do trabalho é transformar as escolas em ambientes produtivos e inclusivos com prática de pesquisa e educação para todos. Na Roda, teremos o prazer de compartilhar as ações das escolas para maior reconhecimento da educação pública”, disse.
No ano passado, foram realizadas Rodas de Conversa em São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, Piracicaba e Rio Claro.
Todos os encontros começam a partir do contato com a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade, que indica entre os participantes das Rodas os coordenadores de educação, diretores de escolas e alguns professores, além de um representante da própria secretaria e das áreas de assistência social e saúde.
“Em Campinas, o objetivo é trazer mais atores para essa discussão, em razão da complexidade do sistema educacional e da diversidade que temos no município. Nosso objetivo é ter educadores da rede pública e privada, instituições do terceiro setor e empresas nesta Roda, que deverá ser a maior em nossa programação”, disse Andressa Sirino, gestora da Girassol Caminhos Criativos.
VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.