• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Uso de carregador falso e exposição ao calor podem causar a explosão de celulares, alerta técnico


Após incidente que quase feriu gravemente uma pessoa em Gurupi, técnico de celulares explica o que pode causar esse tipo de explosão. Técnico orienta como cuidar do celular para evitar que o aparelho exploda
Apesar de estar nas mãos o tempo todo, as pessoas geralmente não pensam nos riscos que os aparelhos celulares podem apresentar. Em Gurupi, na semana passada, um celular explodiu na mão de um técnico. Aqui em Palmas, um especialista na área afirmou que entre os riscos está usar carregadores falsificados ou mesmo expor o aparelho a altas temperaturas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O acidente aconteceu na sexta-feira (14). O celular explodiu na hora em que o técnico estava dando manutenção. No susto, o homem caiu da cadeira e por muito pouco as chamas não se espalharam.
“Sabemos como que é o calor de Palmas e deixar o celular dentro do carro pode ocasionar o inchaço da bateria e nisso acontecer também a explosão. Também tem a questão dos carregadores. A gente sempre aconselha colocar carregadores originais, para que não venha colocar o carregador falso e não funcionar. Aí acaba que estufa a bateria e isso pode provocar uma explosão”, explicou o proprietário de uma loja da capital, Júnior Falcão.
se aumentar temperatura, celulares podem ficar com a bateria inchada, diz técnico
TV Anhanguera/Reprodução
O problema na bateria foi justamente o que aconteceu no sul do estado. Atualmente, os aparelhos são fechados de forma que o proprietário não tem acesso à bateria, mas há diferenças perceptíveis nesses casos, segundo o especialista.
“Quando você sentir que sua tela está estufando, que o celular está abrindo pela lateral, então ela está inchando. Sempre esse é o alerta. Inchou, levar a uma assistência técnica o mais rápido possível para não acontecer o caso de explodir”, alertou Falcão.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Bateria explode e faz bola de fogo próximo ao rosto de técnico de celulares
Celular salva motorista de ser atingido por bala perdida em Palmas: ‘Nasci de novo’
Homem baleado enquanto falava ao celular em Araguaína morre no hospital
Quando o dono percebe que o celular está esquentando, tem que se atentar, pois esse é um dos indícios de que algo pode não estar funcionando corretamente.
“Próximo à câmera tem a CPU do aparelho, que também pode esquentar. E você pode sentir que quando compra seu aparelho original você vê que ele carrega melhor, sente que está melhor até a durabilidade da bateria. Então no momento que você coloca o carregador de celular e sentir que está esquentando na base da bateria, é bom levar em uma assistência especializada para ver com está a vida útil da bateria”, explicou o especialista.
Outra dica do técnico é que na hora do carregamento, não se deve deixar o celular abafado, por exemplo, embaixo de travesseiro. Além disso, há perigo em usá-lo enquanto está em processo de carregamento, já que muitas pessoas procuram carregadores com cabos grandes justamente para esse fim.
“Se for da marca original a gente até indica, você pode conectar ali e usar normalmente, Mas com os cuidados. Sentiu que está esquentando, deixa carregar. Atingiu 100%, desconecta o aparelho. Quando estiver descarregando, em 10%, conecta novamente, até para não viciar a bateria”, concluiu Júnior Falcão.
Relembre o caso
Em Gurupi, o técnico que levou o susto com o celular contou que ele explodiu nas mãos. Por sorte ele não se feriu. Depois da explosão o aparelho caiu no chão e quase causou um incêndio na loja.
“Explodiu e quase incendeia na minha mesa. Pegou fogo por baixo da mesa e tivemos que jogar água para apagar. Também é um alerta para quem gosta de dormir com o celular carregando, debaixo do travesseiro ou usar o celular enquanto está carregando”, comentou.
Com 20 anos de profissão, o técnico contou que essa é a primeira vez que aconteceu uma explosão do tipo. Por outro lado, relatou que já presenciou uma bateria sair fumaça e incendiar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Bookmark the permalink.