• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Com reforma de UBS na Zona Rural de Teresina, pacientes se deslocam mais de 5 km de distância para outra unidade


A UBS da comunidade Estaca Zero, apesar de ser a mais próxima, está localizada a mais de 5 km do povoado Taboca do Pau Ferrado. UBS da Taboca do Pau Ferrado é fechada para reforma e moradores reclamam
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Povoado Taboca do Pau Ferrado, na Zona Rural Sudeste de Teresina, está de portas fechadas há pelo menos 10 dias para reforma. As consultas e exames foram transferidos para a UBS da comunidade Estaca Zero, que fica a mais de 5 km da área. Moradores reclamam que a distância dificulta o atendimento, já que não há linhas de ônibus que passam pela região.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Fundação Municipal de Saúde (FMS)
FMS
O morador Genilson Martins, que é cadeirante, precisa de atendimentos na UBS, mas disse que não consegue se deslocar para a comunidade Estaca Zero.
“Colocaram a gente para ir para uma localidade que não tem a menor condição de chegarmos. A nossa população está prejudicada com isso”, declarou.
Além dos atendimentos, muitos moradores da região recebem medicamentos essenciais na farmácia da UBS da Taboca do Pau Ferrado, o que não está sendo possível com a distância da unidade.
Os moradores do povoado Taboca se reuniram em frente à UBS na manhã desta segunda-feira (17) em busca de uma solução para a questão, e sugerem que um espaço para atendimento temporário seja aberto no local.
A líder comunitária Adalgisa Silva afirmou que não ter linha de ônibus que passe pela comunidade Estaca Zero.
“A nossa indignação, enquanto usuários da UBS, é que esse deslocamento foi feito para uma comunidade que mora em local que não tem transporte público. Não pensaram no deslocamento da população”, contou a moradora.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a UBS da Taboca do Pau Ferrado está com o atendimento suspenso devido à necessidade da reforma do prédio, após danos estruturais causados pelas fortes chuvas. O órgão disse ainda que um novo local para atender a comunidade está sendo providenciado.
Segundo a Prefeitura de Teresina, o prefeito Dr. Pessoa determinou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) disponibilize uma linha de transporte que possibilite o deslocamento dos moradores para a UBS da Estaca Zero ainda nesta semana.
*Estagiária sob a supervisão de Catarina Costa.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.