• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O ato de Bolsonaro, Covid em alta, fila de doação no SUS: todos os episódios da semana de O Assunto


O Assunto é o podcast diário do g1. Perdeu algum? Aproveite o fim de semana para maratonar. Você pode ouvir O Assunto no g1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery, e publicado de segunda a sexta-feira. Perdeu algum episódio da semana? Você pode aproveitar o fim de semana para maratonar! É só colocar o fone e dar o play! Nesta semana também na apresentação: Julia Duailibi
#1.157: Covid – alta em meio ao surto de dengue🎧
Há exatos quatro anos – em 26 de fevereiro de 2020 -, o primeiro caso de Covid era confirmado no Brasil. De lá para cá, foram mais de 38 milhões de casos e quase 710 mil mortos. No auge da pandemia, mais de 4 mil vidas eram perdidas por dia. Agora, as vítimas chegam a 200 por semana, número “inaceitável” para uma doença com vacina, define a infectologista Rosana Richtmann. E as confirmações da doença estão em alta – resultado de dias de aglomeração, por causa do carnaval. Tudo isso enquanto o país vive o aumento exponencial de outra doença: a dengue. Para entender as diferenças de sintomas entre Covid e dengue, os riscos de uma nova variante de Covid e a importância da vacinação hoje em dia, Natuza Nery conversa com Rosana Richtmann, do Instituto Emilio Ribas e diretora do comitê de imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia.
#1.158: Bolsonaro – o ato na Av. Paulista e o pedido de anistia🎧
Quando as investigações da Polícia Federal fecharam o cerco sobre a participação do ex-presidente em uma suposta trama golpista, nomes proeminentes do bolsonarismo se engajaram para organizar uma manifestação em sua defesa. Neste domingo (25), o ato ocupou sete quadras da Avenida Paulista e reuniu pelo menos 185 mil pessoas, de acordo com um levantamento da USP – entre elas, os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e Jorginho Mello (Santa Catarina). “Ele conseguiu a foto”, resume Gerson Camarotti, comentarista da TV Globo e da GloboNews e colunista do g1, em conversa com Natuza Nery. Mesmo assim, a situação de Bolsonaro perante a Justiça se complicou. “Ele admite crimes”, completa Camarotti. Sobre o palanque, o ex-presidente ajustou sua versão sobre minutas golpistas encontradas com seu ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e citadas por seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid.
#1.159: O uso da inteligência artificial nas eleições🎧
A Justiça Eleitoral começou a discutir nesta terça-feira (27) novas regras para serem aplicadas já nas eleições municipais deste ano – entre as medidas aprovadas estão o banimento de deep fakes e a cassação de candidatos por uso irregular de inteligência artificial. Para entender como este tipo de ferramenta é usado por campanhas políticas e qual o impacto do material entre eleitores, Natuza Nery conversa com Bruno Hoffmann, estrategista político, e com Nara Pavão, cientista política e professora da Universidade Federal de Pernambuco. Bruno, que é presidente do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político e integrante da Abradep, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, participou das audiências públicas no Tribunal Superior Eleitoral para discutir as normas e dá exemplos de como deep fakes podem ser usadas para prejudicar candidatos. Nara revela o que pesquisas indicam sobre o real impacto de conteúdo falso entre eleitores.
#1.160: Alta nos transplantes e a fila de adoção do SUS🎧
A pergunta chega no momento mais difícil da vida de muita gente: “Você já pensou sobre doação de órgãos?”. E então a perda de um ente querido pode ser ressignificada como a esperança de um recomeço para outras pessoas. Foi desse modo que em 2023 o Brasil registrou mais de 9 mil transplantes de órgãos, o maior número da última década. É o maior sistema público de transplantes do mundo, mas a fila de pessoas que seguem esperando por um órgão tem mais de 42 mil registros – e a taxa de negativa familiar está em 49%, considerada muito alta por especialistas. Para explicar como funciona a fila do SUS e as regras para definir o caminho de cada órgão, Natuza Nery entrevista Luciana Haddad, médica do Serviço de Transplantes do Hospital das Clínicas e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.
#1.161: A taxação de super-ricos 🎧
Fernando Haddad colocou à mesa no G20 a proposta brasileira para combater a fome, a desigualdade e a pobreza: uma tributação mínima global sobre grandes fortunas. Uma ideia que não é nova, e na qual o Brasil aposta para ter o apoio das 20 maiores economias do planeta. O tema, no entanto, desperta dúvidas. Para entender quais os desafios para discutir um imposto global e o que experiências de outros países podem ensinar ao Brasil, Julia Duailibi conversa com Lorreine Messias, pesquisadora do Insper, e com André Roncaglia, professor de economia da Unifesp.
VEJA CORTES DO ASSUNTO EM VÍDEO
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery. Nesta semana também na apresentação: Julia Duailibi.
Natuza Nery comanda o podcast O Assunto
g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.