• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Bolsonaro 21 x 24: saem os militares e entra discurso defensivo; o que mudou no tom e na foto dos atos


Ex-presidente reuniu apoiadores na avenida Paulista em meio às investigações sobre a participação dele em uma tentativa de golpe de Estado. Em discurso, negou a tentativa de golpe. Os atos protagonizados por Jair Bolsonaro em 2021, quando era presidente, e agora, neste domingo (25), na condição de ex-presidente, têm diferenças que podem ser observadas no tom e na fotografia.
É o que avalia Gerson Camarotti, comentarista da TV Globo e da GloboNews e colunista do g1, em conversa com Natuza Nery para o podcast O Assunto desta terça-feira (27).
“É uma situação extremamente difícil para o Bolsonaro, extremamente difícil em relação à fotografia de 2021. Era um Bolsonaro que ameaçava não cumprir decisão judicial, que ameaçava ministro da Suprema Corte de forma nominal, que ameaçava resultado da eleição.”
“Agora, um Bolsonaro completamente diferente, um Bolsonaro que sabe que se ele repetir isso, ele complica muito a sua situação jurídica.”
Tarcísio de Freitas segura e levanta a mão de Bolsonaro em ato na Paulista
Reprodução/Youtube
E, se 2021 Bolsonaro teve ao seu lado militares no palanque, agora ele esteve cercado de governadores que, na avaliação de Camarotti, disputam “o espólio” do ex-presidente.
“Generais que estavam em tudo naquela época, hoje eles estão amedrontados, por que essa investigação já avançou muito de tentativa de golpe de estado. E vários estão na mira.”
Estivem no mesmo trio em que Bolsonaro discursou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo; Romeu Zema, governador de Minas; Jorginho Melo, governador de Santa Catarina; e Ronaldo Caiado, governador de Goiás.
“Isso é disputa de espólio. E aí eu destacaria dois: Ronaldo Caiado e o Zema, que esses não podem mais ser candidatos à eleição. Eles estão disputando o espólio do Bolsonaro. ‘Olha aqui, estamos aqui’. E o Bolsonaro percebeu isso.”
Ouça a íntegra do episódio aqui.
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
Bolsonaro admite crimes em ato, avalia Gerson Camarotti
Bolsonaro: discurso na Av. Paulista x silêncio na PF
O que você precisa saber:
Ato na Paulista: Bolsonaro pede anistia a presos do 8 de janeiro
Pesquisa da USP: ato de Bolsonaro na Paulista reuniu 185 mil
Cronologia: PF investigou registros do Alvorada e de celulares
Minuta golpista: prisão de Gilmar, Pacheco e Moraes e eleições
Defesa: diz que ex-presidente só teria visto a minuta em 2023
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

Adicionar aos favoritos o Link permanente.