• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dolphin se destaca em eficiência e mostra por que é o Carro do Ano no Brasil


Dolphin é o carro elétrico mais eficiente do Brasil
BYD/Divulgação
O carro mais vendido entre os elétricos do Brasil conta com diversos quesitos que o colocam nesta posição privilegiada junto ao mercado automotivo. Eleito o Carro do Ano do país em 2024 pela revista Autoesporte, da editora Globo, o Dolphin, da chinesa BYD (Build Your Dreams) mostra preço competitivo e os melhores índices de eficiência e economia, o que garante uma presença ainda maior do modelo pelas ruas brasileiras neste ano, principalmente com a expectativa da sua fabricação no Polo Industrial de Camaçari (BA), até o final de 2024.
Com 5.971 unidades vendidas no ano passado, o Dolphin conquistou o mercado brasileiro e chega ainda mais forte neste ano, com grandes ambições. Para isso, a economia para os motoristas é um dos principais trunfos da BYD: a greentech construiu o carro mais eficiente do Brasil. O custo para rodar um quilômetro é de apenas R$ 0,11, valor certificado pelo Inmetro e que é prova da qualidade de construção do modelo.
Essa eficiência toda faz parte do trabalho desenvolvido pela BYD em diversas frentes. Os veículos comercializados pela greentech contam com uma grande aliada na busca por uma mobilidade mais verde. Com química LFP (lítio, ferro e fosfato), a Bateria Blade revolucionou a indústria de veículos elétricos por ter um sistema de carregamento mais rápido, com mais autonomia e mais potência. A sua tecnologia disruptiva significa que ela ocupa menos espaço na estrutura de cada carro e tem maior vida útil.
As baterias que movem o Dolphin têm uma garantia de 8 anos, mas podem durar muito mais do que isso, sendo projetadas para ultrapassar 1 milhão de quilômetros. Depois, no final do ciclo de vida nos veículos leves, elas não são descartadas, podem ser reutilizadas em ônibus, caminhões, painéis elétricos e, por fim, direcionadas à reciclagem (por não terem silício). Assim, têm uma vida útil total de pelo menos 30 anos.
Além disso, a segurança da Bateria Blade da BYD foi comprovada em diversos testes e nenhum deles resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva, inclusive nos testes controlados de perfuração. Já foi realizado em laboratório um super-teste de resistência, quando um caminhão de 46 toneladas passou sobre um pacote de baterias Blade alinhadas. Não houve vazamento, deformação ou fumaça, e os produtos ficaram intactos.
Carregamento em alta velocidade
Para completar, o carregamento das baterias é otimizado para o público geral. Em pontos de carregamento de alta potência, já disponíveis em shoppings, postos e estacionamentos e cada vez mais presentes nas cidades do país, são necessários 30 minutos para que a bateria vá de 30% a 80% de carga. Seu motor elétrico leva o carro de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h, com 291 quilômetros de autonomia.
Essa tecnologia também está embarcada para os motoristas e passageiros que terão o prazer de aproveitar o Dolphin, com toda sua conectividade. O ICS (Intelligent Cockpit System) tem uma tela de 12,8 polegadas, com rotação elétrica nas posições horizontal e vertical, e acesso aos sistemas Apple CarPlay, Android Auto e o próprio aplicativo da BYD, que tem funções de operação do carro à distância, além de conferir nível da bateria e programar o ar-condicionado.
Até mesmo as atualizações de sistema são feitas de forma simples e prática: sempre que houver um update, o usuário receberá a notificação no painel do carro e, assim que estiver estacionado, deixará tudo à cargo do próprio carro, que conta com pacote de dados para esses casos.
Segurança também é um fator muito importante para a BYD, dentro e fora do Dolphin. O motorista conta com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de subida e retenção automática. E estacionar também ficou bem mais simples: as manobras são facilitadas com uma imagem panorâmica, em 360 graus, do exterior do veículo. Todos os pontos ao redor do carro são visíveis na grande tela do painel central.
Investimento e novas fábricas no Brasil
Além do novo complexo em Camaçari, a BYD está presente no Brasil com outras unidades industriais: em Campinas, há uma fábrica de painéis solares e uma montadora de ônibus 100% elétricos, enquanto Manaus conta com uma produtora de baterias de fosfato de ferro-lítio. A greentech comercializa carregadores veiculares de alta potência e conta com uma rede de mais de 100 concessionárias, com planos de terminar o ano com 250 lojas oficiais.
Clique aqui para conhecer os modelos que a greentech já comercializa em território brasileiro: BYD Dolphin, BYD Tan, BYD Han, BYD Yuan Plus, BYD Seal e o SUV BYD Song Plus DM-i.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.