‘Dia do beach tennis’: proposta de lei de deputado do Pará causa polêmica nas redes sociais


PL foi criado em 2021, mas voltou à pauta após movimentações no processo sobre a sua constitucionalidade, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Mulheres durante partida de beach tennis.
Divulgação
Um projeto de lei que prevê o ‘Dia do beach tennis’ — para o dia 6 de outubro, repercutiu nas redes sociais nos últimos dias e tem causado indignação à população. A proposta é do deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania).
O Projeto de Lei foi criado em 2021 pelo deputado e está em pauta novamente depois que o processo voltou a ser movimentado pela comissão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), responsável por verificar a constitucionalidade do documento.
Um dos internautas comentou que o estado tem muitos outros problemas mais urgentes para que a prioridade do políticos seja a criação de um dia dedicado à modalidade.
Já outro perfil, na mesma rede social, critica em tom de ironia a possibilidade de votação sobre o PL. “Eles colocam gravatas e perfumes maravilhosos e caros para ir na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) votar sobre o dia do beach tennis” – veja abaixo.
Perfil comentou sobre o PL do ‘Dia do beach tennis’.
Reprodução / Redes sociais
Repercussão
Com a recente movimentação, parte dos internautas avaliam o beach tennis como um esporte elitizado e que criar um dia para ele seria desnecessário, frente a pautas consideradas mais urgentes pela população — iniciativas escolares e incentivos voltados a atletas paraenses já existentes, por exemplo, como duas pessoas comentaram em um vídeo publicado por Thiago Araújo na última terça (11).
Perfil critica PL criado em 2021, em vídeo publicado pelo deputado na terça-feira (11).
Reprodução / Redes sociais
Outro perfil respondeu o deputado no vídeo, sugerindo um foco diferente à atividades do parlamentar.
Reprodução / Redes sociais
No vídeo, o deputado explica o projeto, usando a legenda “Pra turma que não entendeu sobre o PL 221 ou não quer o fomento do esporte no Pará”. Um perfil rebate:
Comentário rebate fala do deputado estadual em vídeo.
Reprodução / Redes sociais
De acordo com Thiago Araújo, a pretensão é “colocar textualmente na lei que exista um dia de fomento desse esporte, que nesse dia possam ser realizados eventos, torneios e campeonatos. E que ele possa ser interiorizado e que isso possa chegar para o máximo possível de municípios […] O que a gente quer é aumentar a quantidade de pessoas que praticam esse esporte aqui no Pará”, detalhou na publicação.
Apesar do grande número de comentários críticos ao projeto, alguns internautas se posicionaram a favor do PL e parabenizaram a iniciativa do deputado.
Comentário parabeniza deputado pelo PL.
Reprodução / Redes sociais
Justificativa
Projeto de lei nº 221/2021.
Gabinete do deputado estadual Thiago Araújo – Cidadania
No documento, Thiago apresenta o PL com o objetivo de instituir “O Dia Estadual do Beach Tennis” no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Pará, a ser comemorado anualmente no dia seis de outubro, data em que houve o torneio internacional “Brasil Open Beach Tennis World Cup 2017”.
O projeto é justificado da seguinte forma:
“Hoje, o Beach Tennis é considerado um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo, contando atualmente com mais de 50 mil praticantes em nosso país e já conta com inúmeras quadras e praticantes em terras paraenses.”
Em nota, a assessoria do deputado esclareceu que o PL ainda está na fase inicial do processo, onde passa por apreciação pela Comissão de Turismo e Esporte da Alepa, destinada a fazer análises de projetos como este, e, somente após a análise dos parlamentares que integram a Comissão, ele é direcionado para votação em plenário.
De acordo com o posicionamento, que também reconhece pautas mais urgentes, após a grande repercussão, membros de federações e associações de outros esportes de areia procuraram o gabinete do deputado para fazer parte do projeto.
“Desta forma, estamos estudando a possibilidade de alterar, via emenda o projeto, que passará a atender também o vôlei de praia, futevôlei e demais esportes de areia. Ademais, houve uma sugestão de alteração da data oficial para 1º de julho, data em que as praias estão ainda mais movimentadas para ‘jogos de verão’ e o dia poderá ser festejado com torneios oficiais, dentre outros atrativos”, pontuou.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.