Prefeitura de Ubaitaba determina que guardas municipais usem detectores de metais na frente de escola

Escolas de Ubaitaba utilizam detectores de metais para prevenção
A Prefeitura de Ubaitaba, cidade do sul da Bahia, determinou que guardas municipais usem detectores de metais na frente da maior escola da rede de ensino público do município. O uso do equipamento foi implantado como prevenção. Não houve ataques no município.
A medida, inicialmente, foi implantada como teste no Centro Educacional Ubaitabense (CEU), que tem 669 alunos do 6º ao 9° ano e do ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Nós implantamos na terça-feira, depois da reunião que tivemos com o executivo municipal, no sentido de intensificar a segurança nas escolas. Como projeto piloto, nós escolhemos a escola do fundamental dois, que é a maior que tem na rede e que tem alunos adolescentes”, disse a secretaria de Educação do município, Gilmara Araújo Feitosa.
De acordo com a gestora, a medida começou a ser implantada na terça-feira (11) e no mesmo dia, houve a solicitação da Câmara de Vereadores para que ampliasse para toda a rede.
“A gente já está fazendo esse estudo. Nós vamos colocar em outras duas que temos na rede: o Colégio Municipal de Faisqueira, que é no distrito, e o Osvaldo Cruz, que também fica aqui no centro”.
Conforme Gilmara Feitosa, os guardas municipais são treinados para fazer o trabalho. “Nós temos um guarda masculino e um feminino, que fazem a detecção dos alunos na entrada”.
Apesar do uso dos detectores de metais, a secretária afirmou que as escolas já eram unidades seguras.
“A gente queria deixar claro que a escola em si, a rede municipal, já tem um sistema de segurança bem articulado, com porteiros e a gente não permite que outras pessoas entrem no espaço escolar sem autorização. Para o aluno sair da escola, ele precisa da autorização dos pais, então a gente já vem com medidas de segurança para garantir que os pais fiquem tranquilos”.
Ubaitaba não registrou suspensão de aulas nas últimas semanas por causa de ataques ou ameaças. A prefeitura do município tem feito publicações nas redes sociais, ressaltando que as atividades estão dentro da normalidade, como medida para tranquilizar os pais dos alunos.
“Nós vamos tentar colocar em todas as escolas, mas não para os alunos inicialmente, mas para os visitantes que em algum momento frequentem as unidades de ensino. Com isso a gente pretende continuar com essas medidas de segurança”, afirmou Gilmara Feitosa.
No sábado (15), a Guarda Municipal de Ubaitaba vai fazer um treinamento com os porteiros de todas as escolas, que devem passar a fazer o trabalho implantado. As escolas também estão fazendo reuniões com os pais para tranquilizar.
“A ideia é tranquilizar os pais de que está tudo tranquilo e que as aulas estão acontecendo normal na nossa rede”, explicou a gestora.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.