Mutirão de Prevenção ao Câncer será realizado em Montes Claros nesta sexta-feira (14)


Ação acontece das 7h às 17h e serão oferecidos mais de 3 mil exames gratuitos. Mais de 18 mil atendimentos já foram realizados nas outras edições
Ascom Associação Presente
O 11º Mutirão de Prevenção ao Câncer será realizado em Montes Claros nesta sexta-feira (14) pela Associação Presente. Serão oferecidos mais de 3 mil exames gratuitos e objetivo é promover o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura dos pacientes.
Durante a ação, seis tendas de prevenção estarão disponíveis para que os pacientes possam fazer exames ou avaliações de forma gratuita: mastologia, urologia, colo de útero, pele, boca e nutrição, além de uma carreta de mamografias. Os mamógrafos estarão disponíveis para exames em tempo real dos pacientes que passarem pela tenda da mastologia e tiverem indicação para realizá-los.
LEIA TAMBÉM
Inca divulga estimativas de incidência de tipos de câncer no Brasil
Levantamento exclusivo mostra que câncer de intestino nunca matou tantos brasileiros
Por que câncer de pâncreas entrou para a lista dos que mais matam no Brasil
A fundadora da Associação Presente e oncologista, Príscila Miranda Soares, explica que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.
“Descobrir a doença no início é fundamental porque, em muitos casos, o câncer é mais fácil de tratar e tem uma taxa de sucesso maior quando é detectado em seus estágios iniciais. Quando o câncer é diagnosticado em estágio avançado, pode ter se espalhado para outras partes do corpo e pode ser mais difícil de tratar. Nosso objetivo é fazer com que esses pacientes tenham o acesso ao diagnóstico mais cedo, o que infelizmente não acontece quando eles estão nas filas dos hospitais”, disse a médica em nota enviada à imprensa.
Serviço
O Mutirão de Prevenção do Câncer acontece na Praça Dr Carlos Versiani, das 7h às 17h. A carreta de mamografias está montada na Praça Pio XXII.
Os interessados devem apresentar documento pessoal com foto. Para passar pela tenda da mama, é preciso ter de 50 a 69 anos, e levar cartão do SUS atualizado. Para ser examinado pela tenda da próstata, o homem deve ter de 50 a 70 anos, estar em abstinência sexual de 2 dias e não ter andado de moto, bicicleta ou cavalo nos dois dias anteriores. Já as mulheres que desejarem fazer o exame preventivo do colo de útero, têm que se enquadrar na faixa etária de 20 a 65 anos, estar em abstinência sexual de 2 dias, não estar grávida e nem menstruada.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3213-4296.
Carreta de mamografias está montada na Praça Pio XXII
Marina Matos/ Inter TV
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.