Caso Dalai Lama: Beijo foi ‘comportamento inocente de avô’, diz líder tibetano no exílio

Penpa Tsering disse não ter visto assédio em beijo forçado do líder espiritual dos budistas tibetanos em menino. Ex-líder também falou e citou outras declarações polêmicas do Dalai Lama. Vídeo mostra Dalai Lama tentando encostar língua em rosto de menino
Embora muito criticado, o vídeo em que o Dalai Lama dá um selinho forçado em um menino durante um evento público, que ficou e pede que ele “chupe minha língua” foi apenas um “comportamento inocente e afetuoso de avô”, alegou nesta quinta-feira (13) o líder dos tibetanos no exílio, Penpa Tsering.
Ele disse que o caso foi apenas um “comportamento inocente e afetuoso de avô mal interpretado” de alguém que é “além dos prazeres sensoriais” por ter dedicado sua vida ao celibato e à prática espiritual.
O antecessor de Tsering, o também tibetano Lobsang Sangay, citou ainda o que ele chamou de “brincadeiras” feitas pelo Dalai Lama, como chamar as pessoas de “gorda”, “nariz grande”, “cabeça grande” e bater nas carecas.
“Se você mostrar esse vídeo para um tibetano, ele dirá: ‘esse menino é tão sortudo. Ele abraçou sua Santidade, e ainda conseguiu um beijo””, declarou Sangay. “Pela perspectiva do Ocidente, eu posso entender que é politicamente incorreto”.
Sangay
“Ele é uma pessoa brincalhona. Puxa a barba e bigode de pessoas, e se alguém tiver cabeça grande, ele vai apontar para essa pessoa e dizer: ‘cabeça grande’; se tiver um nariz grande, vai dizer: ‘nariz grande, nariz grande’ e depois fazer uma saudação tocando o nariz. Se você for careca, ele pode dar um tapa na careca”
“Outra história: ele estava dando uma aula na universidade Harvard. Uma funcionária estava andando ocupada. Ele então deu um tapa nas costas dela. Ela virou (…) e ele então olhou para ela e disse: ‘gorda, gorda, gorda’ porque ela era, você sabe, mais pesada. Ela riu, ele riu, eles se abraçaram. Ela não ficou ofendida por sua Santidade é honesto, não tem nenhuma maldade.
LEIA MAIS:
Beijo em criança e acusação de machismo: as polêmicas envolvendo Dalai Lama
Entenda o que é o título do Dalai Lama e como líder é escolhido

Adicionar aos favoritos o Link permanente.