Idoso de 106 anos brinca ao revelar segredo de uma vida longa: ‘É só não morrer’


Anísio Moura da Silva mora no distrito de Taquaruçu, em Palmas, e se orgulha pela família que construiu. Conheça a história de outros centenários que vivem no Tocantins. Idosos falam sobre o privilégio de alcançar os 100 anos
Nascido em 23 de outubro de 1916, o aposentado Anísio Moura da Silva tem 106 anos e não perde tempo com tristeza. Sorridente e cheio de histórias para contar, ele brincou ao revelar o segredo de uma vida longa: “É só não morrer”, disse em tom de humor e com muitas gargalhadas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Anisío Moura tem 106 anos
Reprodução/ Tv Anhanguera
Anísio vive no distrito de Taquaruçu, em Palmas. No dia a dia, gosta de sentar na cadeira de fio para olhar o movimento na porta de casa, exercita a leitura e leva uma vida simples.
Quem senta ao lado dele para conversar, não fica sem ouvir histórias, algumas relatam situações difíceis. O idoso nasceu no Maranhão e viveu em uma fazenda, perto da cidade de Nova York.
“Se tinha escola era nas fazendas dos grandes fazendeiros, meu pai era vaqueiro e nós, meninos, íamos caçar bezerro, buscar vaca no pasto para tirar leite. Íamos fazer coalhada, queijo, essas coisas”.
Apesar de todas as dificuldades da época, seu Anísio criou 12 filhos e viu a família se multiplicar. Hoje, ele tem 32 netos, 38 bisnetos e dois tataranetos. Um motivo de orgulho é contar que os filhos frequentaram a escola.
“Eu tenho alegria porque meus filhos nunca me deram dificuldade, eu nunca fui tirar um filho na cadeia: ‘Tem um filho seu que está preso, pegaram ele bebendo’, não, graças a Deus. Todos são homens de fibra, tem estudo”.
Quando questionado o segredo da longevidade, seu Anísio não perde a piada:
“É só não morrer. A gente está recebendo e está agradecendo a Deus pelo privilégio. Quantas pessoas mais novas, eu já vi serem enterradas”.
LEIA TAMBÉM
Morador do Tocantins completa 100 anos e conta segredo da longevidade
Idosa de 100 anos lembra perseguição política na Espanha e fuga por montanhas para encontrar com marido
Idosa que teve 24 filhos comemora 105 anos com festa de aniversário
Escola do TO fundada há 100 anos tem parte de estrutura interditada
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, 2.917 tocantinenses tinham mais de 90 anos. Este ano, a expectativa é que 4.062 pessoas no estado ultrapassem essa idade.
Josefa Rodrigues tem 100 anos
Reprodução/ Tv Anhanguera
Uma delas é a dona Josefa Rodrigues, de Cristalândia, que completou 100 anos em fevereiro. A dona Elvina, moradora de Gurupi, vai passar a ser centenária neste mês de abril. Apesar do longo caminho que já percorreu, ela segue aproveitando a vida, mesmo que em passos lentos.
Dona Elvina é bem ativa. Se alimenta sozinha, gosta de conversar e assistir televisão. Se pudesse, continuava fazendo as atividades de casa.
“Nâo posso ficar em pé muito tempo, mas eu arrumava as minhas coisas, comprava as minhas coisas, fazia tudo”.
José Pereira tem 103 anos
Reprodução/ Tv Anhanguera
O artesão José Pereira, de 103 anos, ainda tem pique para trabalhar. Mesmo com a idade, consegue fazer artesanato e, ao lado da família, segue aproveitando cada momento da vida.
“Nasci no Maranhão, no município de Riachão e estou morando em Silvanópolis. Tenho 103 anos”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.